Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Citações



(...) Uma vitória militar no Iraque e na Síria poderia ser, com a aliança dos russos, defensores dos xiitas, e dos americanos, aliados e fornecedores de armas aos sunitas, o princípio de uma terceira guerra mundial. No ponto em que estamos, qualquer batalha das forças ocidentais naquela região seria uma catástrofe. E um pesadelo operacional e logístico. Tanto mais que a Europa não tem um exército nem uma política de defesa por causa da desmilitarização compulsiva da Alemanha a seguir à guerra. Restam os bombardeamentos, e percebe-se que estes não conseguem liquidar o grupo terrorista mais rico e mais bem apetrechado de sempre . Deveriam, contudo, bombardear maciçamente a fonte principal de rendimentos, os campos de petróleo. Fazendo muitas vítimas inocentes, sem dúvida, e mergulhando a região numa catástrofe humana e ecológica .
Destruir campos de petróleo é um risco que as potências regionais não autorizam. O petróleo é a fonte de receitas e a arma diplomática. O que temos, definitivamente, é de deixar de vender armas ao Golfo Pérsico. E torcer-lhes o braço nas negociações. Nós e os russos.
Estamos condenados a viver no medo e a depender da guerra secreta enquanto o Islão se deixar devorar pelos seus assassinos.

- Clara Ferreira Alves, no Expresso do passado Sábado.

Sem comentários: