Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

As leituras de Patti Smith


Gosto muito de Patti Smith, dos seus livros e das suas canções. Gosto especialmente de Apenas miúdos e preparo-me para ler Devoção. Pelos seus livros autobiográficos, sabemos que ela é uma leitora ávida. Em conversa com o jornal The Guardian, confessou ter-se apaixonado pelos livros mesmo antes de saber ler (o que já sabíamos pelos seus livros) e recordou algumas das leituras que a marcaram. E quais são elas? Mulherzinhas, PinóquioO príncipe e o pobre, Diário de um ladrão e O homem sem qualidades. Dos três primeiros estou de acordo, embora de Mark Twain tenha gostado mais de Mark Twain e de Huckleberry Finn. Não escolheria nem Genet nem Musil para esta lista.
Ela escolhe ainda O jogo das contas de vidro de Hermann Hesse, livro que nunca li, mas como gosto do autor um dia lerei. Nem li A cruzada das crianças de Marcel Schwob, o livro que Patti Smith mais oferece. 
Não sei bem, mas penso que o livro que mais tenho oferecido é O diário de Anne Frank. No ano passado ofereci dois exemplares das Mulherzinhas. Este ano acho que as mesmas leitoras vão receber O jardim secreto de Frances Hodgson Burnett, que vi que foi reeditado.
Leia mais aqui.

6 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

MR,
Nunca li nada de Patti Smith, mas agora até fiquei com vontade!
Quem sabe um dia... As solicitações (leituras) são tantas que por vezes quase desespero...
Existem tantos autores bons para serem lidos!
Boa tarde.:)

MR disse...

Se ler, comece por Apenas miúdos. Quando li M Train fui reler Apenas miúdos.
Boa tarde, entre livros.

Cláudia Ribeiro disse...

Obrigada pela sugestão!

MR disse...

Só espero que goste, se a vier a ler. :)
Bom dia!

bea disse...

Também não a conheço como escritora. Mas li alguns dos livros que indica e ficou memória eles. Se foram os mais importantes, não sei. São sinais que me acompanham, isso sim.
BFS

MR disse...

Mas ficaram-nos na memória...
BFS.