Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 5 de novembro de 2019

El exilio republicano de 1939, ochenta años después



A queda de Barcelona em 26 de janeiro de 1939 precipitou a Retirada. Desde esse dia e todo o mês de  fevereiro, de um inverno gélido, aproximadamente meio milhão de espanhóis republicanos vencidos, de todas as classes sociais e idades, atravessaram a fronteira francesa com as suas malas. Para la maioria desses intelectuais, a primeira experiência desse exílio foram os campos de concentração: Argelès, Saint Cyprien e outros. Muitos deles preferiram, por razões de cultura e língua, exilar-se na América; outros ficaram em França, numa Europa às portas da II Guerra Mundial.
Instalados, foram criadas instituições como a Junta de Cultura Espanhola, fundada em Paris em março de 1939, onde os intelectuais republicanos exilados puderam começar a publicar os primeiros livros e revistas, expôr quadros, etc. 
Esta exposição, comissariada por Manuel Aznar Soler e José-Ramón López e que está patente até 2 de fevereiro de 2020 na Biblioteca Nacional de Espanha, pretende reconstituir a atividade cultural, durante esse ano de 1939, dos exilados republicanos espanhóis que se exprimem em quatro línguas: castelhano, catalão, galego e basco.
Consulte aqui o folheto da exposição.


4 comentários:

M,Franco disse...

Os horrores das guerras!
Uma noite tranquila lhe desejo.

MR disse...

Foi. :)
Bom dia!

Rui Luís Lima disse...

Uma exposição bem interessante, numa época em que a Espanha revela, tantos anos depois, as mesmas fracturas.
Boa tarde!

MR disse...

Arrepiante! :(
Boa tarde!