Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Au rivage de Bruxelles. Mutations d’un quartier de Molenbeek

Esta exposição examina as mudanças urbanísticas da avenida Léopold II e do canal em Molenbeek. Combinando fotografias, plantas e materiais de arquivos, ela oferece-nos uma visão do passado industrial e das mudanças ocorridas neste emblemático bairro da cidade. 
Em 1991, funcionários do Ministério da Comunidade Francesa estabeleceram a sua nova sede na avenida Léopold II. Entre eles, Pierre Wanlin observa aborrecido que o novo prédio substituiu os edifícios industriais da grande empresa de carpintaria e construção geral De Waele, que esteve no bairro quase 100 anos. Nesta mudança urbanística, outros complexos de escritórios foram construídos e foram apagando gradualmente a memória dessa comuna, ao mesmo tempo burguesa, industrial e popular. 
Anos depois, Pierre Wanlin faz-nos redescobrir o bairro da Porte du Rivage e os transtornos urbanos ocorridos através de fotos antigas e atuais. Estas mostram um mundo praticamente desaparecido, que interpelará todos os apaixonados dessa rica herança industrial. 
A exposição pode ser vista em La Fonderie até 22 de março.


Sem comentários: