Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Musas Insubmissas


Em meados dos anos 70, a atriz Deplhine Seyrig, a tradutora Ioana Wieder e a realizadora Carope Russopoulos rodaram e produziram uma série de vídeos que lançaram sob o nome de Les Insoumuses
A exposição que se encontra no Reina Sofía de Madrid até 23 de março inspira-se no impacto que a video-arte teve naquela década, lançando um olhar pela história do movimento feminista francês, protagonizado por artistas da estatura destas «musas insubmissas». Jane Fonda, Babette Mangolte, Etel Adnan ou Simone de Beauvoir estavam entre as amizades de Deplhine Seyrig. Todas com centenas de outras mulheres criaram um movimento denso e crítico que ultrapassou fronteiras. 
A exposição Musas Insumisas. Delphine Seyrig y los colectivos de vídeo feminista en Francia en los años 70 y 80 apresenta muitos documentos fílmicos, vídeos, peças artísticas e materiais de arquivo, que convidam a refletir sobre as questões que o movimento feminista trouxe à discussão na época.


2 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Uma exposição bem interessante sobre o movimento feminista, na época tão interventivo e bem diferente da realidade do século xxi.
Bom fim-de-semana!

MR disse...

Ainda vamos a 1/5 do século XXI. :-) Estou convicta que não será sempre a piorar. Há de dar uma volta.
A exposição deve ser muito interessante.
Bom fim de semana!