Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Rembrandt y el retrato en Ámsterdam, 1590-1670


O Museu Thyssen (Madrid) apresenta, pela primeira vez em Espanha, uma exposição dedicada à faceta de Rembrandt como retratista, um género no qual o pintor mais importante do século XVII holandês se destacou. Junto a 39 retratos, apresentam-se destacados exemplos de outros artistas ativos como ele em Amesterdão no «século de ouro» holandês, num total de 80 pinturas e 16 gravuras.
Quando Rembrandt chegou a Amesterdão no início da década de 1630, havia já na cidade retratistas como Thomas de Keyser ou Frans Hals, que habitante na cidade de Haarlem mas que tinha cleintes na então capital. Depois de Rembrandt, chegaram outros como Bartholomeus van der Helst, atraídos pelas possibilidades de negócio.
Esta exposição, comissariada por Norbert E. Middelkoop, conservador do Museu de Amesterdão, permite descobrir a variedade e qualidade destas obras e saber as historias que existem por detrás dos personagens retratados: casais, artesãos trabalhando, meninos, eruditos, homens de negócios, los próprios pintores, assim como retratos de grupo.


Sem comentários: