Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Jogar - 1

Jogar também é uma boa maneira de entreter o tempo e às vezes aprender. 
Há neste blogue muitos conhecedores de jogos. Se quiserem colaborar nesta secção... o blogue também é vosso. E o mesmo para os comentadores.
Começamos com uma paciência, um jogo solitário.

Guy Pène du Bois - Solitaire, 1943

«O jogo é o melhor companheiro e o pior amigo.»

Agora joga-se paciências no computador e á muita gente a fazê-lo:


Acrescentado em 18 fev.: 
Vejam em Memórias e Imagens mais umas pinturas com este jogo.

14 comentários:

bea disse...

Passo.

Margarida Elias disse...

Ainda outro dia pensei em voltar a fazer paciências com cartas... Bom dia!

Mª Luisa disse...

Gosto muito do post, mas não tenho paciência para jogar. Jogava com meu pãe e minha sogra, que eles sim que gostavam.
Bom dia!

MR disse...

Em miúda joguei muito com a minha avó e de vez em quando com o meu pai. Depois a minha filha. Agora esqueci as regras da maioria desses jogos.
Bom dia para todas!

Maria disse...

Em miúda lembro-me de jogar dominó e também às cartas (que nunca me interessaram muito).
Curiosamente, tenho alguns baralhos de cartas que nunca usei: do Petit Prince, da Alice, do Pessoa, de movie stars (oferta da Ciak, revista italiana que assinei em tempos), de escritores...

Depois como passatempos passei a gostar muito de fazer palavras cruzadas e sudoku.
Tenho pena de nunca ter aprendido a jogar xadrez, nunca encontrei um mestre à altura...
Já agora, para quem não leu a Novela de Xadrez do Zweig, aconselho vivamente.

Uma boa tarde de jogos!
🎲♟️♦️♣️
♟️

MR disse...

Vamos a ver se aparecerá algum dominó ou xadrez. Neste, talvez o marcador do livro de Zweig. 📕📔📗📙📘
Boa noite!

Maria disse...

A Vieira da Silva também tem um 'Jogo de Xadrez' (salvo erro) de que eu gosto imenso.

Boa noite!
😴

PNLima disse...

Em miúda, nas férias de Leça da Palmeira, o tio Roque passava as tardes a fazer paciências, que podiam evoluir (se estivesse bem disposto e com paciência para as miúdas) para um jogo a duas mãos, com dois baralhos :)
Palavras cruzadas (já as há na net também) e paciência são os meus favoritos, mas acho lindo o mah-jong e por vezes lá vou a uma das muitas páginas existentes jogar (embora não perceba nada). Sem dúvida que a minha melhor paciência é o ponto cruz :)
Bom dia

Maria disse...

O quadro chama-se A Partida de Xadrez, andei lá perto... :-)

Bom dia!
♟️

MR disse...

Maria,
A Vieira vai aparecer aqui um dia destes. 😉

Paula,
Nunca gostei de fazer palavras cruzadas. Eu, no jornal, era mais do «Veja as diferenças». Adorava este jogo!
Agora, de vez em quando, faço um sudoku.

Na minha infância joguei muitos jogos de tabuleiro, jogo do galo e batalha naval. E também joguei muito com a minha filha. E Trivial.
Mas hoje há jogos de tabuleiro que me parece muito giros.

Bom final de tarde para as duas.



Maria disse...

Ah, joguei muito à batalha naval com o meu irmão, já nem me lembrava...
E também gostávamos de fazer puzzles, mas não daqueles enormes ;-)

Boa tarde / boa noite!
🧩

MR disse...

Gostava imenso de jogar á batalha naval...
Bom dia!

Justa disse...

Aquí se llama "hundir la flota"; yo también jugaba mucho, sobre todo con mis hermanos. Recuerdo las hojas cuadriculadas de libretas pequeñas y los bolígrafos bic. Estos últimos todavía los utilizo en ocasiones.

Abrazos de sábado con mucho viento.

MR disse...

Também joguei muitas paciências e ontem estive a jogar uma hora no computador. Verifiquei que estou muito destreinada. 😪😀
Bom sábado!, apesar do vento e da chuva.