Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Livros de cozinha - 127

Foi sob o pseudónimo de Francine Dupré que Maria de Lourdes Modesto começou a publicar uns livrinhos no Instituto Culinário da Margarina Vaqueiro, há quase 70 anos:

Há outra Ementa com o subtítulo: Primavera Verão.

À esq., 1.ª ed., s.d.; à dir., 2.ª ed, 1955
Da 2.ª ed.



Fiz algumas receitas destes livrinhos. Na altura, não se sabia quem era Francine Dupré. No Natal, ela dar-vos-á as Boas festas com uma ementa. Fica prometido.

8 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Desconhecia...
Era frequente quem escrevia/publicava, usar um nome estrangeiro. Era mais sonante e vendável.
Estas publicações dos anos 50 são uma delícia. Já para não falar nas receitas, que também o devem ser!

Margarida Elias disse...

Tenho de procurar receitas, porque estou sem ideias. Vou procurar livros da MLM, que acho que não tenho nenhum cá em casa. Bom dia!

Maria disse...

Que engraçado!
Mal vi o último livro, da Francine Dupré, reconheci-o logo. A minha mãe tirou muitas receitas dele, penso que também de bolos.
Que recordações! E não sabia que era da MLM.
Bom dia! 🐓

Maria disse...

Estive a ver melhor e também tínhamos o primeiro, o dosh bolinhos 😋
Se bem me lembro, juntavamos umas quantas "pratas" que envolviam a margarina Vaqueiro e eles ofereciam os livros de receitas.
🍪🍰🥧

APS disse...

(Duplamente!) Quem sabe, sabe!
Boa tarde e bom almoço!

MR disse...

Maria,
Jã não me lembro como se conseguiam os livros, mas provavelmente seria deste modo. Ou com algum selo que estaria nas pratas da margarina.

APS,
Com tanto livro destes que me passou pelas mãos, alguma coisa tinha de aprender. 😂
O almoço vai ser, gastronomicamente falando, fraco.

Boa tarde para todos.

Miss Tolstoi disse...

Sempre a aprender...

MR disse...

Bom dia!