Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Livros de cozinha - 126

Maria de Lourdes Modesto faleceu ontem. Nesta foto com o seu livro (fundamental) da Cozinha tradicional portuguesa.
Lisboa: Verbo, 1982

Outros livros de Maria de Lourdes Modesto que tenho:
Lisboa: Verbo, 1967
Lisboa: Selecções do Reader's Digest, 1975

1994

2006
Livro escrito com Afonso Praça e que apareceu no blogue. Ver aqui.

E ainda tenho este, artesanal:

Em tempos ofereci várias A colher de pau, mas hoje dou mais A minha primeira cozinha tradicional portuguesa:

Lisboa: Verbo, 1966
Lisboa: Babel: Verbo, 2012

Todos os portugueses deviam estar gratos a Maria de Lourdes Modesto o que ela fez pela gastronomia portuguesa.
Amanhã trarei uns livrinhos de Maria de Lourdes Modesto, dos seus primórdios.

Depois do comentário da Isabel, lembrei-me que me tinha esquecido de por um adaptado por MLM para a criançada:

Lisboa: Verbo, 1982

Faltam ainda uns livros de cozinha internacional (por países) que Maria de Lourdes Modesto também adaptou para Portugal.

8 comentários:

Maria disse...

De todos esses livros apenas tive o primeiro e o terceiro. O primeiro "emprestadei-o" e o das Selecções do Reader's Digest (que usei bastante) perdi-o nas mudanças de casa.
Obrigada por esta mostra!
💐

MR disse...

O que usei mais foi As receitas da tv, talvez por ter sido o primeiro que tive. Não era propriamente meu, mas da minha mãe. Também usei muito Doze meses de cozinha porque foi o primeiro que comprei dela.
Bom dia!

Isabel disse...

Tenho a Cozinha tradicional Portuguesa, Doze meses de cozinha e o artesanal(😊). Acho que tenho um infantil que também é dela, mas não é nenhum destes.
Como diria um cunhado meu :"Tanto livro de cozinha e as refeições são sempre a mesma coisa!"😂🤣😅😊

Ontem comecei a ver o video mas ainda não o vi todo, porque é grande. Vou ver se o acabo.

Boa quarta-feira!

MR disse...

Esqueci-me de colocar um adapt. por Maria de Lourdes Modesto. Vou acrescentá-lo. Talvez seja o que a Isabel tem.
Boa tarde!

Miss Tolstoi disse...

Tenho a "Cozinha tradicional portuguesa" e "Doze meses de cozinha" e chega-me. Mas gosto muito de ver livros de cozinha.
Bom jantar! O meu vai ser hambúrguer de atum fresco com arroz de ervilhas.

MR disse...

O meu foi uma tarte de alho francês e bacon.
Bom fim de semana!

Isabel disse...

É esse mesmo, o livro.

Ofereceram-no à minha irmã mais nova quando era garota.Entretanto perdeu-se ninguém sabe como. Mas a Cláudia arranjou-mo. Fiquei super feliz (infantilidades😊, mas é a verdade!). Mais tarde encontrei outro na feira de velharias e agora as duas temos o livrinho!

Detesto perder livros e actualmente, praticamente não empresto nenhum.

Vou ver se tenho alguma coisa da Francine Dupré, pois sei que tenho para ali livros da Vaqueiro, mas acho que são muito mais recentes.

Bom domingo:))

MR disse...

Esqueci-me deste porque é uma adaptação de um livro francês e mudou de casa.
Também tenho alguns livros da Vaqueiro mais recentes, com argolas, que têm receitas boas.
Bom domingo!