Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de maio de 2008

1819 - VICTORIA


No dia 24 de Maio de 1819 nasceu a princesa Alexandrina Victoria, filha dos Duques de Kent, Edward e Victoria de Saxe-Coburg-Saalfeld, e neta paterna do Rei Jorge III de Inglaterra. As várias vicissitudes dinásticas ( morte da Princesa Charlotte, única filha de Jorge IV, bem como as mortes das duas únicas filhas legítimas de Guilherme IV, e a própria morte do Duque de Kent sete meses depois de Victoria ter nascido) , levaram à subida ao trono desta jovem princesa em 20 de Junho de 1837 após a morte do seu tio o Rei Guilherme IV .

A influência da sua dominante mãe foi sendo progressivamente afastada e os dois grandes mentores durante os primeiros anos do reinado foram o " Tio Leopold " ( Rei dos Belgas ) , e o primeiro Primeiro Ministro da jovem rainha: o afável Lord Melbourne .

Com o casamento, a 10 de Fevereiro de 1840, surgiu outro mentor : o primo e marido Albert de Saxe-Coburg-Gotha, o famoso Princípe-Consorte Alberto, com quem teve nove filhos.

O importantíssimo apoio do Princípe Alberto, a nível pessoal e oficial, dadas as várias gravidezes e maternidades, terminou de forma abrupta com a morte prematura de Alberto aos 42 anos em Dezembro de 1861.

Durante o reinado de Victoria o Império Britânico cresceu até limites nunca antes sonhados, tornando-se o Reino Unido a primeira potência mundial com interesses em vários continentes, culminando de forma simbólica em 1876 quando Victoria se torna Imperatriz da Índia .

Este longo reinado- 63 anos - termina com a sua morte a 22 de Janeiro de 1901, aos 81 anos , em Osborne, na Ilha de Wight, a casa que tinha reconstruído com o seu adorado Alberto, ao lado de quem está sepultada no mausoléu de Frogmore ( Windsor) .

A sua larga descendência- 40 netos - entroncou com quase todas as casas reais e grandes famílias da Grã-Bretanha e da Europa, por isso lhe chamavam a " Avó da Europa "- basta pensar que três dos grandes protagonistas da 1ª Guerra Mundial eram seus netos directos ( o Kaiser GuilhermeII e o Rei Jorge V de Inglaterra) ou por afinidade ( o Czar Nicolau II da Rússia casado com uma sua neta- Alix de Hesse-Darmstadt, a Czarina Alexandra Feodorovna ) .





Sem comentários: