Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de maio de 2008

STUPOR MUNDI


Foi há quase vinte anos, mas lembro-me perfeitamente daquela manhã de quarta feira , como foi hábito durante alguns anos, passada a ouvir o Professor Gustavo de Castro. A dado momento, Gustavo de Castro dissertou sobre a omnívora curiosidade, até científica, de Frederico II de Hohenstaufen a quem às tantas considerou como "o maior homem que jamais ocupou um trono humano ". Eu, que conhecia vagamente esta figura histórica, fiquei curioso e decidi saber mais.
Ao conhecer melhor este monarca que foi uma das figuras marcantes de toda a Idade Média, instalou-se um fascínio que perdura até hoje.
Tenho meia dúzia de biografias que lhe foram dedicadas, catálogos de exposições, gravuras, e guardo religiosamente as fotografias que tirei do seu túmulo na Catedral de Palermo, surpreendentemente adornado, no dia da minha visita, com uma recente coroa de flores acompanhada de uma fita com as cores imperiais alemãs.
Percebi então que o Stupor Mundi continua a suscitar o interesse e a admiração de muitos, o que tenho confirmado ao longo dos anos, desde logo neste meio onde nos encontramos.
- Dedicado ao Trajano Teles de Menezes e Melo, na sequência da nossa conversa de ontem e para abrir o apetite.

Sem comentários: