Prosimetron

Prosimetron

domingo, 11 de maio de 2008

"O LEITOR" DE BERNHARD SCHLINK


No rol das publicações recentes da editora suíça Diogenes, encontra-se o novo livro de Bernhard Schlink, Das Wochenende (O fim de semana). Neste romance, somos confrontados com um ex-terrorista da Rote Armee Fraktion (brigadas vermelhas alemãs) que, após vinte anos de prisão, encontra seus amigos durante um fim de semana.Teremos de esperar algum tempo pela tradução do livro para português.

Bernhard Schlink, nascido em Bielefeld (Alemanha) em 1944 e jurista de formação, tornou-se conhecido do público internacional em 1995 com o seu romance Der Vorleser (O leitor). O livro foi entretanto traduzido em quarenta idiomas, entre eles em português e editado pela ASA Editores em 1998. De leitura obrigatória em muitos liceus alemães juntamente com os clássicos de Goethe, Schiller ou Lessing, representa a obra literária alemã mais vendida das últimas décadas depois de O Perfume de Patrick Süskind. Os respectivos direitos para o cinema foram adquiridos por uma das grandes produtoras de Hollywood.

O protagonista Michael Berg tem quinze anos quando conhece Hanna Schmitz, uma mulher de 36 anos, bela, sensual e misteriosa. Estamos na Alemanha, na década de 50. Michael vive as primeiras experiências amorosas com Hanna até que esta, subitamente, desaparece da sua vida. Passados alguns anos, Michael, estudante de Direito, reencontra Hanna num processo de acusação a ex-guardas de campos de concentração. "Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha" (ASA Editores, primeira edição de Dezembro de 1998). Pode e deve a geração dos anos 60 julgar a geração dos seus pais pelos crimes ocorridos entre 1933 - 45? O confronto político e social com os acontecimentos deste período começa na segunda metade dos anos 60 e é um dos motivos principais para as revoltas estudantis do Maio de '68 na Alemanha de que tanto se fala nestes dias.

O livro, por sua vez, segue esta reflexão de forma clara, acompanhada de uma sensibilidade extraordinária do autor, sem nunca correr risco de mistificar ou aligeirar os horrores cometidos.

Quanto ao filme: está a ser realizado por Stephen Daldry. Anthony Minghella participava neste projecto até ao seu falecimento recente. Os papéis principais estão a cargo de Ralph Fiennes e Kate Winslet que substitui Nicole Kidman (renunciou ao papel dada a sua gravidez). O jovem Michael será interpretado pelo promissor actor alemão David Kross.

Sem comentários: