Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 16 de maio de 2008

GOYA


" Goya em tempo de guerra" - Museu do Prado, Madrid, até 13 de Julho.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso que o 2 de Maio seja ainda tão lembrado em Espanha (é o dia da comunidade de Madrid), isto quando a memória das invasões francesas entre nós cada vez menos se sente (lembro-me de um conhecido meu que jurava ser a coluna da Rotunda da Boavista uma comemoração, mandada colocar pelo Major Valentim, de um campeonato ganho pelo Sporting ao Benfica...).
Uma vez, no Prado, ouvi um guia mencionar a presença de umas "piedosas mulheres" atrás dos fuzilados. Elas lá estão, realmente, muito obscurecidas e numa linha de fogo no mínimo perigosa!
Bom dia!

LUIS BARATA disse...

Receio que dado o estado das coisas ainda venhamos mesmo a ter colunas em rotundas alusivas a figuras ou acontecimentos do futebol.
Também me parece que as Invasões Francesas estão caídas no limbo,mesmo este ano que tanto se falou da saída da Corte para o Brasil não se abordou muito o motivo da fuga...
Excepção foi talvez o livro do VPValente sobre o Loison.
Bom fim de semana e almoço em breve.

Nuno Castelo-Branco disse...

O problema consiste na invasão ter sido francesa! as botas que tentaram pisotear a nossa soberania, foram e ainda são uma delícia para certos lambedores profissionais cá da praça. É assim.