Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 12 de maio de 2008

OS PRIMEIROS HOMENS


Aqueles distantes antepassados, que tantas vezes recusamos encarar como tais com as suas rudes feições e pequenos cérebros, a partir de certo momento ( 50.000 anos ? ) começaram a enterrar os seus mortos. Não será este o nascimento da humanidade quando começa a ser dada sepultura ao semelhante , e não mais os cadáveres são deixados expostos aos elementos e aos animais necrófagos ?

2 comentários:

Planeta a cores disse...

Não estou assim tão certo, embora possa concordar, pela dificuldade de definir um momento. Há animais que se retiram para morrer, logo haverá aí alguma consciência implicita. Também, a ligação, o sentido de pertença, o cuidar do próximo, não é exclusivo do Homem... talvez o que esteja errado seja esse termo - Humanidade, duvido mesmo que, quando o termo tenha sido criado, ela ainda existisse.

LUIS BARATA disse...

Efectivamente, há animais que se retiram para morrer,afastando-se do resto do grupo( no caso daqueles que vivem em grupo ), mas os membros da sua espécie não os sepultam.
Ora,na espécie humana, de acordo com os dados científicos disponíveis,a partir de certo momento os mortos passaram a ser sepultados em vez de serem deixados ao abandono. É este facto, e evidentemente não é uma tese minha mas a que adiro,que me leva a considerar tal época como um momento fundador da especificidade humana, ou da Humanidade consoante se prefira.