Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 15 de maio de 2008

DIETRICH BONHOEFFER - ÉTICA CRISTÃ

Dietrich Bonhoeffer ( 1906-1945 ) , estudou Teologia em Tubingen e Berlim, obtendo o doutoramento aos vinte e um anos com uma tese sobre A Comunhão dos Santos . Em 1931 tornou-se professor de Teologia na Universidade de Berlim, sendo ordenado ministro da Igreja luterana. Logo desde 1933 foi visto pelo Regime Nazi como um inimigo, e em 1936 foi proibido de ensinar em Berlim e a Gestapo encerrou o seminário de Finkenwalde onde Bonhoeffer reflectia sobre a "questão judaica". Em 1940 começou a escrever Ética , a sua obra mais conhecida. Viaja por Inglaterra, Noruega, Suécia e Suiça no ano de 1942 mas recusa exilar-se como o aconselham os amigos e familiares. Regressado à Alemanha é preso e enviado para o campo de concentração de Buchenwald, tendo sido posteriormente transferido para os de Regensburg, Schonberg e Flossenburg onde será condenado à morte e executado no dia 9 de Abril de 1945 .

" Agir politicamente significa assumir responsabilidades - o que não é possível fazer sem poder. O poder põe-se ao serviço da responsabilidade " ( pág. 21o )

" Enquanto o ético estabelece apenas os limites, define só o formal, o negativo e é, portanto, possível como tema só e sempre no limite, de modo formal e negativo, o mandamento de Deus ocupa-se do conteúdo positivo e da liberdade do homem de aprovar este conteúdo positivo." ( pág.340 )

- Dietrich Bonhoeffer, ÉTICA , Assírio&Alvim .

Sem comentários: