Prosimetron

Prosimetron

domingo, 11 de maio de 2008

1904 - SALVADOR DALÍ



Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí y Domènech , mais conhecido como Salvador Dalí, nasceu em Figueres no dia 11 de Maio de 1904 e faleceu na mesma localidade a 23 de Janeiro de 1989.
Em 1919 teve a sua primeira exposição no Teatro Municipal de Figueres, na sua Catalunha natal. Dalí mudou-se para Madrid em 1922 para estudar na Academia de Artes de San Fernando, tornando-se também amigo de Federico Garcia Lorca e Luís Buñuel.
Em 1924 foi pela primeira vez a Paris, onde conheceu Picasso que juntamente com Miró foram as suas primeiras grandes influências.
Foi expulso da Academia de San Fernando em 1926 por ter declarado que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.
Ao mesmo tempo que ia produzindo pintura de vanguarda, estudava e era influenciado por Raphael, Bronzino, Zurbáran, Vermeer e Velázquez.
Em1929 colaborou com Buñuel na curta-metragem Un chien andalou e conheceu a sua futura mulher Gala Éluard ( nascida Elena Diakonoff ) , então casada com o poeta Paul Éluard. Dalí junta-se ao grupo surrealista de Montparnasse e em 1934 casa com Gala, com quem vivia desde 1929.
Dalí e Gala mudam-se para os Estados Unidos em 1940, fugindo da guerra, e aí viveram durante oito anos, com grande sucesso artístico e económico.
Regressaram à Europa e, para surpresa de muitos, instalaram-se em Espanha onde viveram o resto das suas vidas. Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro- Museo Gala Salvador Dalí, na sua terra natal Figueres, cujos trabalhos se prolongaram até meados dos anos 80.
Após a morte de Gala, em 10 de Junho de 1982 , Dalí fica profundamente deprimido, recusando-se a comer, a que acrescia a doença de Parkinson de que sofria e que havia feito cessar a sua produção artística.
Acabou por melhorar, graças ao apoio de amigos e admiradores, vindo a falecer no dia 23 de Janeiro de 1989 vítima de pneumonia e falha cardíaca.
Está sepultado em campa rasa no átrio principal do Teatro-Museo Dalí em Figueres.

Sem comentários: