Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 17 de junho de 2008

ONDE ME APETECIA ESTAR - 3 : Tschuggen Bergoase












Acordei hoje de tal forma "partido" que pensei para comigo: "o que eu não daria para ter acordado em Arosa, na recepção do Tschuggen Bergoase, e passar o dia deambulando por esse maravilhoso spa ".
Sonho com este spa desde o dia em que ouvi falar dele. É uma maravilha arquitectónica que acalma o espírito, o que é já meio tratamento. E o corpo deixa-se ir, nestes quatro pisos com piscina, sauna, banhos turcos, banhos de gelo, sala de meditação, suítes com jacuzzi,salas de massagens e até uma caverna-duche onde é simulada a queda de água pluvial com emissão simultânea de fragrâncias que vão variando conforme as estações .
São 5ooo m2 de paraíso, praticamente escavado na montanha, sem invasão da paisagem porque quase todo subterrâneo, mas com uma luz fornecida pelas velas de 15m de altura, visíveis numa das fotos, construídas em vidro e titânio-zinco e que captam e filtram a luz conforme as necessidades. A ligação ao hotel é feita por uma passarela de vidro conforme se vê na foto.
Compreende-se pois o custo da obra- 20 milhões de euros.
Este spa é uma criação do grande arquitecto Mario Botta, e fica anexo ao Tschuggen Grand Hotel, na estância de esqui de Arosa, perto de St.Moritz, Suiça.
O nome adequa-se na perfeição - "Bergoase" significa "Oásis da Montanha ".



Sem comentários: