Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de junho de 2008

Sol de Inverno

Hoje celebra-se o solstício de Inverno (no hemisfério sul) - o dia de Sol fez-me recordar Simone de Oliveira, alto bastião da alma Portuguesa:

"Sabe Deus que eu quis contigo ser feliz
Viver ao sol do teu olhar mais terno
Morto o teu desejo, vivo o meu desejo
Primavera em flor ao sol de Inverno

Sonhos que sonhei, onde estão? - Horas que vivi, quem as tem?
De que serve ter coração e não ter o amor de ninguém?
Beijos que te dei, onde estão? - A quem foste dar o que é meu?
Vale mais não ter coração do que ter e não ter, como eu

Eu em troca de nada dei tudo na vida
Bandeira vencida, rasgada no chão
Sou a data esquecida, a coisa perdida que vai a leilão

Sonhos que sonhei, onde estão? - Horas que vivi, quem as tem?
De que serve ter coração e não ter o amor de ninguém?
Vivo de saudades, amor, a vida perdeu fulgor
Como o sol de Inverno não tenho calor
De que serve ter coração e não ter o amor de ninguém?
Vivo de saudades, amor, a vida perdeu fulgor
Como o sol de Inverno não tenho... calor"

Ei-la no Festival RTP da Canção de 1965, que venceu:

Um já-agorismo: se alguém souber onde encontrar as versões de Simone de Oliveira de "Maldita Cocaína" e a sua abertura do "Passa Por Mim no Rossio" de Filipe LaFéria, agradece-se a indicação

3 comentários:

Pedro Rapoula disse...

Olá João. Há uma excelente versão esta música na viz de Marisa Pinto (vocalista dos Donna Maria) que cantou isto a rebentar de grávida na homenagem feita à Simone nos seus 50 anos de carreira. Vale a pena ouvir!

http://www.youtube.com/watch?v=djHfhE7l8tM

Quanto ao resto, tentarei perceber onde se pode encontrar!

Abraços

Pedro

João Soares disse...

Muito agradecido!
Abraço,
João

José Daniel Ferreira disse...

Parabéns pela referência à Simone no seu blog. Ela estará no Maxime dia 18 de Outubro de 2008 pela meia-noite a dar um concerto. Eu lá estarei... E o Pedro Rapoula tem razão... foi um grande momento da Marisa (não confundir com a Mariza - a que tem um "s" canta) foi inesquecível.

Relativamente às suas dúvidas: O Passa Por Mim no Rossio foi editado em vinil. Em algumas lojas de Vinis antigos encontra (a Carbono, perto do Coliseu, tinha). A Maldita Cocaína nunca chegou a ser editado em vinil ou CD, pelo que não será fácil encontrar.

Fica aqui o link do espectáculo da Simone onde ela canta o tema "Vida" que, salvo erro, fazia parte do Maldita Cocaina: http://www.youtube.com/watch?v=PQJWI82VySs