Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Aniversário do INSEAD


Em Junho de 1957, três meses depois da assinatura do Tratado de Roma, nasceu o INSEAD, provavelmente hoje a mais internacional das grandes escolas de MBA (Master in Business Administration).

Com campuses em Fontainebleau, França, e em Singapura, possui uma aliança com Wharton, nos EUA, instalações no Médio Oriente e nas Américas. Conta com professores de 30 nacionalidades e alunos de mais de 70, com nenhuma nacionalidade ultrapassando 15% da classe. Antigos alunos não lusos incluem presidentes da BP, da LVMH, da Roche, da MTV, da easyJet, da Dunhill, da Heineken, da Reuters, da Kodak, da Unilever, da BHP Billiton, … além de um realizador de cinema óscarizado em 2006 com “Totsi”, Melhor Filme Estrangeiro.

Portugal tem uma forte ligação a esta escola: o Professor António Borges, ex-Banco de Portugal e ex-Goldman Sachs, foi reitor do INSEAD entre 1993 e 2000. Professores incluem ou incluíram o expoente de Finanças João Amaro de Matos, Luís Almeida e Costa, de Negociação, e Daniel Traça, em Política Industrial. Entre os seus alunos lusos incluem-se António Viana Baptista, que presidiu à Telefónica España e à Telefónica Móviles e António Horta Osório, do grupo Santander, actual presidente do Abbey no Reino Unido.
Em 1997, Portugal era o País que liderava o ranking de "estudantes cujo emprego a seguir ao MBA é no País da nacionalidade", merecendo um comentário jocoso de um dos reitores assistentes que era curioso, para o País que tinha liderado as Descobertas... Em 2007, as estatísticas já tinham os Portugueses no outro lado do espectro: 10 anos. Reflexo do que aconteceu nos últimos 10 anos em Portugal?
Para a instituição aniversariante, votos de continuado sucesso para os anos futuros!

Enrichment through diversity”
INSEAD motto

Sem comentários: