Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de junho de 2008

Grandes filmes (esquecidos?): 3 - A Place in the Sun


Filme de George Stevens baseado numa história real, "A Place in the Sun - An American Tragedy" narra o encontro (o choque?) entre George Eastman (Monty Clift), parente pobre de um industrial, com a classe a que o seu tio pertence. Por ser da família, George começa a trabalhar na fábrica, onde se envolve com uma operária, Alice (Shelley Winters). Pouco depois, mercê de sucesso na fábrica que o aproxima do círculo familiar, conhece uma menina de boas famílias, Angela (Liz Taylor). Apaixonam-se, e George afasta-se de Alice -- tanto quanto pode, dado que trabalham juntos, Alice está grávida e não está de todo disposta ser descartada. Começa uma vida dupla, dois filmes em rota de colisão: por um lado, com Angela, a quem pergunta (e vou citar de memória): "Why do rich people only marry rich people?", recebendo como resposta "It's the only people we know..." Por outro lado, com Alice, com pressões matrimoniais e uma progressiva chantagem enlouquecedora. George decide livrar-se de Alice, Alice que não sabe nadar, criando um acidente num passeio de barco, no lago. No derradeiro momento, arrepende-se e muda de ideias; como o destino tem um sentido de humor terrível, Alice acidentalmente cai no lago - e morre. Em simultâneo, a par do sucesso na fábrica, é aceite no círculo em que Angela se move. Lugar ao sol de pouca dura: George, que deixara atrás de si uma série de indícios da sua intenção original, é preso...
"A Place in the Sun", top 10 de audiências nos EUA em 1951, foi nomeado para nove Óscares da Academia, tendo ganho seis, incluindo melhor Realizador e Melhor Argumento.
Uma pequena nota de rodapé: a foto do beijo entre Monty e Liz serve de capa ao livro "Hollywood", de David Thomson com as fotografias da Kobal Collection.
PS - Dedicado à minha amiga P., com quem estive imenso tempo ao telefone depois de termos visto pela primeira vez o filme na televisão, e ao meu amigo P., que tem este filme no topo da sua lista de preferências.

Sem comentários: