Prosimetron

Prosimetron

domingo, 14 de setembro de 2008

Grace Kelly, Princesa do Mónaco



Em 14 de Agosto de 1982, depois de um desastre de automóvel sofrido na véspera, que a deixou em coma profundo, morreu S.A.S. a Princesa Grace do Mónaco, aos 52 anos.Nascida Grace Patrícia Kelly em Filadélfia, EUA, atingira o cume do estrelato cinematográfico em Hollywood, premiada com um Globo de Ouro e com um Óscar, quando em 1955, convidada do Festival de Cannes, foi em visita ao Mónaco para fazer uma sessão fotográfica no Palácio Real, conheceu o Príncipe Rainier III, com quem casou em 19 de Abril de 1956. Um conto de fadas.

Como Princesa do Mónaco dedicou-se principalmente à protecção das Artes tendo criado em 1964 a Fundação Princesa Grace para apoio ao artesanato e artesãos monegascos. Com a sua morte, a Princesa Carolina assumiu a Presidência e introduziu uma componente assistencial de apoio médico às crianças, incluindo a subvenção de pesquisas científicas sobre doenças infantis, equipamento hospitalar e acompanhamento de crianças do principado em hospitais no estrangeiro.

Grace Kelly protagonizou êxitos como Mogambo, As Pontes de Toko-Ri, O Cisne (onde interpreta a personagem de uma princesa) e talvez o seu maior sucesso Alta Sociedade.Grace foi uma das mulheres mais bonitas do cinema. E uma das mais talentosas da sua geração.

1 comentário:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Grace Kelly, um mito, pertence a uma geração de actores e actrizes única. Recordar Kelly significa voltar à beleza e elegância dos anos 50 e 60.