Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A tempestade financeira

Bear Stearns, Freddie Mac,Fannie Mae, Lehman Brothers e agora a AIG. Parece não querer parar este turbilhão que agita os mercados financeiros e ameaça estender-se à economia real.
Toda a gente muito preocupada em salvar as instituições que possam ser salvas, mas pouca gente a preocupar-se com as causas deste descalabro. Richard Branson de passagem por Lisboa teve a coragem, destemido como é, de chamar os nomes pelos bois: na base de tudo isto está a ganância de muitos bancos, e de muitos gestores pagos principescamente.
Não percebo como foi possível alimentar durante anos um sistema baseado no subprime ( crédito de alto risco derivado de empréstimos feitos a clientes com poucas garantias e com um juro mais elevado), nos créditos NINJA ( empréstimos a clientes desempregados, sem rendimentos nem bens, o que deu a sigla NINJA- No Income, No Jobs, No Assets ) , e no crédito mentiroso ( liar loan- O cliente apenas tinha que dizer quanto ganhava por ano, o banco "acreditava" e não pedia documentação) , entre outras maravilhas financeiras e agora ficar a assobiar para o lado. Onde estão os reguladores que permitiram este estado de coisas? E os gestores que as praticaram? É que sobra quase sempre para os accionistas, os pequenos claro, e para os contribuintes.
Só me faz lembrar o futebol luso, a culpa é do sistema...

Sem comentários: