Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bento XVI e a França

A recente visita de Sua Santidade a França, além de ter dado azo a muita especulação sobre o conceito de laicidade positiva, enunciado por Sarkozy como já se falou aqui no blogue pela mão do JAD, também causou algumas perplexidades no seio dos católicos franceses dada a aparente tentativa de aproximação do Papa aos católicos integristas do Arcebispo Marcel Lefèbvre.
Há mesmo quem interprete algumas das decisões mais controversas de Bento XVI- a possibilidade de voltar a celebrar a missa segundo o missal tradicional, e a insistência em que se comungue ajoelhado- como sinais dessa tentativa de reconciliação com o integrismo.
Acrescente-se a isto a decisão tomada pelo Vaticano em Junho passado de renunciar à exigência de que os integristas e demais tradicionalistas reconheçam os documentos do Concílio Vaticano II, designadamente os que se referem à liberdade religiosa e ao diálogo ecuménico e inter-religioso...
Assim, embora ainda se mantenham em vigor as excomunhões decretadas por João Paulo II em 1988 contra os integristas, a verdade é que nunca o clima lhes foi tão favorável, para desagrado dos bispos franceses que já o exprimiram pela voz do seu secretário-geral.
Espero que o Vaticano neste afã de recuperar os integristas, não afaste muitos outros católicos, franceses e não só...