Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Rapaz que Caiu do Céu: uma história verídica

No dia 21 de Dezembro de 1988, David Dornstein foi uma das vítimas do atentado que derrubou o voo 103 da Pan Am, fazendo o avião despenhar-se sobre a pequena cidade de Lockerbie, na Escócia. David deixou um irmão mais novo, Ken, desesperado por perceber a sua morte e recolher as peças soltas do acidente. Longe de ser uma missão simples de resgate, a jornada de Ken transformou-se num acto de amor, numa obsessão, e ainda numa viagem emocional a lugares bem mais estranhos do que ele alguma vez imaginara. Oito anos passados sobre o acidente, Ken começou a ler os escritos, nomeadamente cartas e um apaixonante diário, deixados pelo irmão, prolífico escritor mas nunca publicado. Decidiu viajar até Lockerbie e tentou reconstruir o mistério que fora a vida de David. Vinte anos passados, Ken Dornstein está casado com o primeiro amor do seu irmão David, é pai e vive em paz com a sua perda.
De autoria de Ken Dornstein, O Rapaz que Caiu do Céu é uma edição Guerra e Paz (Colecção Verdade e Consequência). Nas livrarias a partir de 25 de Setembro.

Era uma vez um tempo em que eu tinha um irmão. Era mais velho, mais alto, mais sensato, mais ousado, mais apaixonado, falava melhor e tinha muito melhor aparência do que eu. Viajava para mais longe de casa do que eu alguma vez imaginara ser capaz. Admirava-o. Tinha dezanove anos quando ele morreu, estava no segundo ano da faculdade. Agora, estou a meio dos trinta. Tenho algumas recordações do meu irmão, mas não tantas como gostaria de pensar. Cada vez que as verifico, parece-me que tenho menos uma. Se inicialmente me parecia difícil acreditar que David estava morto, agora custa-me a acreditar que alguma vez tenha sequer vivivo.
In O rapaz que Caiu do Céu

Ken Dornstein nasceu nos EUA, em 1969. É editor da série documental Frontline da cadeia de televisão norte-americana PBS, desde 2000. Antes disso, trabalhou na produção dos documentários Robert F. Kennedy, A Memoir e Vietnam e The Soldier's Story. Colaborou também com a revista New Yorker e publicou o livro Accidentally, On Purpose: The Making of a Personal Injury Underworld in America (1998).

Sem comentários: