Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Sobre um assunto delicado...- 2

Aqui ficam, como prometido, mais alguns tipos elencados por Charles Fourier, desta vez da segunda parte do Tratado, que trata dos cornudos de ordem composta :

" Nº54. Cornudo filantropo ou fraternal : considera os homens uma família fraterna, entre cujos membros todo o bem deve ser comum. Indulgente, alimenta um bando de crianças que, usando embora o seu nome e apelido, pertencem aos seus vizinhos e concidadãos, crianças a quem a sociedade nomeia os diferentes pais: os seus nomes, aliás, estão escritos na cara das crianças. Isto não impede que tenha por todos o mesmo amor,verdadeiro modelo de filantropia, de fraternidade, de igualdade e de virtudes republicanas.

Nº58. Cornudo misantropo é o que, descobrindo a relação, toma o mundo de ponta, pretende que o século está gangrenado e que os costumes estão aniquilados. É o caso de Meinau de Kotzbue. É um semilouco digno de dó nas suas jeremíadas morais e que não se deveria ter casado, se lhe repugnava tanto partilhar a sorte de tanta gente honesta que não lhe fica atrás.

Nº72. Cornudo bem colado, infatigável é o que nenhuma afronta, nenhum ultraje repele. Qualquer escândalo que comprometa a sua mulher, regressa humildemente a solicitá-la. Vê-se que, encontrando a mulher fora de casa, arrebatada, vai à caserna reclamá-la em tom lastimoso a um militar que julga ser o raptor. Engana-se: o militar era apenas um dos galanteadores, não tomou a cargo a mulher arrebatada. Tal mulher ir-se-á embora vinte vezes, e vinte vezes o chifrudo a retomará vertendo lágrimas de alegria. "

- Charles Fourier, Dos cornudos : suas espécies e tipos, trad. de Helder Guégués, Cavalo de Ferro Editores, 2004.

Sem comentários: