Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Os meus filmes 7

Lost Horizon (1937)
Frank Capra

Shangri-La. "Há momentos na vida em que vemos o eterno".

Quem não deseja ver um sonho realizado?

Também eu desejo ver o outro lado da montanha... vou caminhando!

"Acredito porque quero acreditar".




se nunca viu o filme pode ver aqui:

Ronald Colman --- Robert Conway
Jane Wyatt --- Sondra Bizet
H.B. Warner --- Chang
Sam Jaffe --- the High Lama
John Howard --- George Conway
Edward Everett Horton --- Alexander P. Lovett
Thomas Mitchell --- Henry Barnard
Margo --- Maria
Isabel Jewell --- Gloria Stone

8 comentários:

Anónimo disse...

Não sei bem se vi este filme. Não tenho ideia nenhuma. Vou tentar vê-lo ou revê-lo.
E como costumo gostar gostar dos filmes do Capra... Foi um bocado desprezado pela posição vergonhosa que teve nos processos do MacCartismo. De qualquer modo é um grande realizador.

Como diz António Machado:

Todo pasa y todo queda,
pero lo nuestro es pasar,
PASAR HACIENDO CAMINOS,
caminos sobre el mar.
[...]
SE HACE CAMINO AL ANDAR.

AL ANDAR SE HACE CAMINO
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
[...]

O outro lado da montanha está lá, à espera.
M.

Anónimo disse...

Vi outros filmes do Capra mas este não me recordo. Gostei do trailer. Vou ver se arranjo o filme.

A era do MacCartismo foi vergonhosa mas ele usava bem a câmara como se pode ver neste excerto.

Shangri-La(Shambhala) o paraíso onde se procura a fonte da felicidade no budismo tibetano.

Há sempre uma montanha que todos gostamos de vencer,de subir para vislumbrar o horizonte_a luz_ a sabedoria.
Aproveitando as suas palavras:"também eu desejo ver o outro lado da montanha"

A.R.

Anónimo disse...

Envio este poema do Tagore sobre a flor de Lótus. Flor ligada à espiritualidade budista. Atenção isto não é New Age!
Se leu Sidharta do Hermann Hesse e gostou pode compreender. O budismo sem o aproveitamento comercial que se faz dele é milenar. Buda viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal.

Lotus

On the day when the lotus bloomed, alas, my mind was straying,
and I knew it not. My basket was empty and the flower remained unheeded.

Only now and again a sadness fell upon me, and I started up from my
dream and felt a sweet trace of a strange fragrance in the south wind.

That vague sweetness made my heart ache with longing and it seemed to
me that is was the eager breath of the summer seeking for its completion.

I knew not then that it was so near, that it was mine, and that this
perfect sweetness had blossomed in the depth of my own heart.

Rabindranath Tagore

Para ver:
http://www.geocities.com/centro_lotus/Lotus11.jpg

Desculpe a extensão do do comentário... mas foi onde a utopia de Capra me levou. Obrigada.
A.R.

Jad disse...

Para A.R.
No post está uma ligação para ver o filme completo. Está com legendas em Porguês e tudo. Pode aumentar o tamanho de visão, no quadrado inferior direito da imagem da reprodução.

Jad disse...

no comentário anterior: Porguês = Português. Claro!

Anónimo disse...

Obrigada.
A.R.

Anónimo disse...

Jad agradeço a "gentileza" e "fraternidade" de Shangri-La.
Adorava encontrar a minha Shangri-La.
Só agora, vi o fime todo. À tarde tinha visto pedaços, nem tinha lido as legendas iniciais e, por isso, não tinha percebido que estava a oferecer-nos o filme.
Quanto ao truque do quadrado inferior direito, eu conhecia-o porque na minha profissão projecto filmes do youtube (ex. Amadeo de Souza Cardoso).
Obrigada Jad, pela beleza que este filme contém e pela utopia que, neste caso, se torna real.
A.R.

Anónimo disse...

Este filme passou no dia 20 na Cinemateca. Até o tinha marcado para ver, mas deve ter-me dado a preguiça. Estúpida, porque agora vou vê-lo em dvd.
M.