Prosimetron

Prosimetron

domingo, 26 de outubro de 2008

Ainda a arte do retrato...


Um comentário interessantíssimo sobre o post do imperador Adriano de semana passada, que desde já muito agradeço, convida-nos a visitar uma exposição temporária na National Gallery de Londres que tem por tema Renaissance Faces: Van Eyck to Titian, organizada em conjunto com o Museu Nacional do Prado de Madrid e aberta ao público até 18 de Janeiro de 2009.

Cerca de 70 obras de grandes mestres da pintura renascentista, entre eles, Rafael, Titian, Botticelli, Van Eyck, Holbein, Dürer, Lotto, Pontormo e Bellini, exploram o mundo retratista dos séculos XV e XVI, proporcionando ao espectador uma viagem a uma época em que este género artístico talvez tenha vivido o seu apogeu.

Um dos rostos seguramente mais emblemáticos desta exposição de que o (a) amável comentador (a) nos fala é da autoria do pintor flamengo Quinten Massys (1465 – 1530) e chama-se A grotesque old woman, conhecido também por The ugly duchess. Provavelmente baseado numa obra de Leonardo da Vinci, este retrato poderá ter várias interpretações: ou uma desordem metabólica, segundo Sir James Paget, estaria na origem desta figura aberrante; ou a simples intenção do autor de ridicularizar algumas senhoras que, a partir de determinada idade, tentam (desesperadamente?) recriar uma aura de juventude e correm o risco de permanecer desfiguradas. Existirão exemplos contemporâneos? Aguardemos os comentários neste sentido...

5 comentários:

Anónimo disse...

Fico contente por ter achado graça.
Surpreendeu-me. Obrigada.
A.R.

Anónimo disse...

Voltei por causa da sua questão. Penso que na actualidade não se vê com bons olhos o envelhecimento e, por isso, recorre-se às cirurgias plásticas.
Às vezes, a mudança é desastrosa...pense numa figura mediática da TVI, há um tempo arredada dos écrans.
Não percebo porque é que não se envelhece com estilo. Até no envelhecimento pode haver beleza (alma) se todos nos prepararmos para ela. Desculpe a extensão do comentário ou se lhe falha a clareza.
A.R.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Não peça desculpa, os seus comentários são sempre bem-vindos. Envelhecer com estilo? Parece-me muito bem. Confesso, no entanto, que à medida que formos envelhecendo, mudamos de ideias e conceitos. Hoje em dia, sou plenamente da sua opinião. Mas daqui a 20 anos, pensarei da mesma maneira?

Anónimo disse...

É sensato o que diz: não saberemos como será daqui a 20 anos!
Os espelhos são sempre terríveis... mas se houver riqueza interior, se houver a vontade de constantemente se aprender, se, se procurar a beleza das coisas, não ajudará?
Tantos ses...!
Há uma certeza, à medida que vou ficando mais velha parece que sei menos e que as interrogações são maiores. ????
Graças, por me fazer pensar neste nocturno Domingo.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Tão pouco tempo e tão boas exposições! Realmente, ars longa, vita brevis.