Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Equilíbrio negro ?

Num jornal diário de ontem, precisamente na mesma página, constavam estas duas notícias imediatamente uma a seguir à outra:

" Egipto- Um professor primário de um colégio de Alexandria, espancou um dos seus alunos até à morte por este não ter feito os trabalhos de casa, relata o jornal Al Masry. O professor Haytham Hamid, de 23 anos, bateu no aluno, Islam Amr, 11 anos, com uma régua, advertindo-o para não voltar às aulas sem fazer os deveres.
Depois, decidiu voltar a repreender o aluno, batendo-lhe até que este perdeu a consciência e teve de ser transportado para o hospital, onde faleceu.
O professor, entretanto preso e acusado de homicídio involuntário, declarou que não tinha intenção de matar o estudante, pretendendo somente castigá-lo. "


" China- Um professor chinês foi morto por um aluno em Pequim, no terceiro homicídio do género registado em menos de um mês, noticiou a Agência Nova China. O caso mais recente, que vitimou um professor de 43 anos, ocorreu terça-feira na Universidade Chinesa de Ciências Políticas e Direito, tendo o professor sido morto à facada em plena sala de aulas por um estudante do quarto ano, de 22 anos, que depois se entregou à polícia. Está ainda a ser investigada a motivação do crime. "

Como se vê, um fenómeno global, sendo que o primeiro caso parece-me ser mais raro. Por cá, como dizia ontem Moita Flores na SIC, a violência no meio escolar é "semana sim, semana não". Na verdade, já nos fomos habituando aos relatos de agressões contra professores e contra alunos.

Sem comentários: