Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween , Dia do Saci ou Dia das Bruxas


Nos países anglo-saxónicos, em especial nos Estados Unidos da América, celebra-se o Halloween, uma tradição pagã de origem céltica. No Brasil, onde se copia tudo o que vem dos EUA, já começava a comemorar-se também o 31 de Outubro, com as brincadeiras, trajes e artefactos do dia. Mas o Governo brasileiro decidiu que este dia é o Dia do Saci.


O Saci, ou Saci-pereré, é um personagem bastante conhecido da mitologia brasileira, que se presume ter tido a sua origem entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país.Inicialmente retratado como um endiabrado, é uma criança indígena, com uma perna e de cor morena, com a diferença de possuir um rabo. Na Região Norte do Brasil, a mitologia africana transformou-o num negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também a cultura africana do pito, uma espécie de cachimbo, e da mitologia europeia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho.Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes nocturnos com os seus assobios. O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII. O saci não tem amigos, vivendo solitário nas matas. Imortalizado nas histórias contadas à beira das fogueiras nas cidades do interior do Brasil, o Saci ganhou um novo e importante aspecto cultural nos livros de Monteiro Lobato e nas histórias em quadradinhos de Ziraldo, criador da Turma do Saci Pereré, alcançando desta forma, também as crianças da cidade grande. Figura ainda em muitas histórias do Chico Bento, personagem criada por Mauricio de Sousa, típico caipira do interior paulista. Com a contribuição destes escritores o mito do Saci sobrevive à invasão das culturas estrangeiras amplamente divulgadas pela comunicação social. Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso.
Em Portugal, que também gosta de macaquear tudo o que vem de fora, há uns tontos e tontas - até nos infantários e escolas - que deram para comemorar o Dia das Bruxas. Sem ser tradição portuguesa, não deixa de ter alguma razão. É que por cá também temos algumas que merecem essa homenagem...

3 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia o Saci Pereré. Quanto a bruxas concordo com a sua afirmação.
A bruxa em si, acho uma figura giríssima.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Ontem vi muitas bruxas, as do costume e as do dia.

Anónimo disse...

Espero que tenha sido um dia bom com tanta bruxa...
A.R.