Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Os meus filmes 9

Il Gattopardo (1963)
Realizador: Luchino Visconti

Um filme que me faz sonhar... recordar... e ...





Música maravilhosa de Nino Rota

Burt Lancaster ... Prince Don Fabrizio Salina
Claudia Cardinale ... Angelica Sedara / Bertiana
Alain Delon ... Tancredi Falconeri
Paolo Stoppa ... Don Calogero Sedara
Rina Morelli ... Princess Maria Stella Salina
Romolo Valli ... Father Pirrone
Terence Hill ... Count Cavriaghi (as Mario Girotti)
Pierre Clémenti ... Francesco Paolo
Lucilla Morlacchi ... Concetta
Giuliano Gemma ... Garibaldi's General
Ida Galli ... Carolina
Ottavia Piccolo ... Caterina
Carlo Valenzano ... Paolo
Brook Fuller ... Little Prince
Anna Maria Bottini ... Mademoiselle Dombreuil, the Governess
[...]

7 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente!
Adoro este filme, adoro esta música e adoro o livro de Lampedusa.
Visconti transformou Burt Lancaster num magnífico Príncipe Salina - coisa inimaginável! -, o tal que diz: «É preciso que algo mude para que tudo fique na mesma». Não sei se é exactamente assim a frase, mas é esta a ideia.
E Claudia Cardinale está verdadeiramente «Angélica»...
M.

Miss Tolstoi disse...

Estava a ver que não chegava a vez deste filme fantástico! Nem sei quantas vezes já o vi.
Não há como o Visconti para nos retratar esta aristocracia decadente. Ele sabia do que tratava. E Tommasi di Lampedusa também.
Tudo divinal!

Anónimo disse...

Adoro este filme!
Gostei muito de ler o livro.
E o que dizer de Visconti?
Não há palavras que avaliem a encenação, a beleza dos ambientes e a riqueza das personagens.
Sim, talvez uma palavra:
BELEZA.
A.R.

Anónimo disse...

Grazie...
pelos rasgos do teatro Pergola...pela língua cantada do italiano que é tão doce. Por reviver os romanos...
Viva Roma.

A.R.

Miss Tolstoi disse...

Voltei porque de manhã esqueci-me de falar da música. Adoro a cena do baile e esta maravilhosa valsa.
Ai, Nino Rota!

A.R., o filme não se passa em Roma. Acho que é na Sicília, mas até fiquei baralhada.

Anónimo disse...

Miss Tolstoi,
Quando me referi a Roma foi aos excertos que vi da peça, do video do youtube apresentado por Jad, no teatro; e, não me referia ao Teatro della Pergola (que é em Florença onde também já estive) mas à língua e a Roma que, para além,de a ter visitado há uns anos, pude viver uns tempos, num tempo recente!
Adoro os romanos (Roma)!
A.R.

Anónimo disse...

Já agora Jad, também me esqueci de referir que acho linda a música do filme.
A cena do baile representa todas as fantasias que em pequenas tínhamos quando brincávamos às princesas, calçávamos os sapatos das avós, íamos às arcas buscar roupas, apanhávamos malmequeres para fazer uma coroa, estalávamos os dedos e éramos princesas de verdade
A.R.