Prosimetron

Prosimetron

domingo, 9 de novembro de 2008

Grandes filmes (esquecidos?): 14 - Shanghai Express


"It took more than one man to change my name to Shanghai Lily...", sussura Marlene Dietrich a um amante reencontrado, cinco anos depois, no início do filme de Josef von Sternberg.
A narrativa decorre no comboio Peiping (Pequim) - Xangai, em 1931: A China está em guerra civil, e os magníficos cenários, apresentados num chiaroscuro que conquistou o Óscar de Melhor Cinematografia, por si valem o filme. E sempre, o comboio, as carruagens luxuosas, o ruído da locomotiva, em permanente conflito com o resto do país -- os animais e a população nos carris, os ataques dos rebeldes, a polícia -- servindo de escape para os passageiros.

Entre os passageiros, estão duas cortesãs (uma europeia, Magdalen a.k.a. Shanghai Lily, e uma chinesa, Hui Fei), um militar francês reformado em desgraça, um jogador americano, um médico militar inglês do passado de Shanghai Lily ('Doc' Harvey), um traficante de ópio, um misterioso euro-asiático ("I'm not proud of my white blood"), um missionário e uma americana de meia idade que regressa à sua pensão em que recebe pessoas respeitáveis... "Don't you find respectable people terribly...... dull?", pergunta-lhe a protagonista, enquanto toca um disco de jazz num gramofone.

Passados e preconceitos (raciais, sociais) entrecruzam-se em pequenos e grandes conflitos contra um mapa de uma nação em guerra. Os rebeldes tomam o comboio: os passageiros são interrogados e o líder convida Shanghai Lily para o seu palácio, sendo impedido violentamente por 'Doc' Harvey. Hui Fei toma o seu lugar, mas a vingança de Chang está a ser delineada... salvo se a cortesã se sacrificar. As reacções a este sacríficio silencioso marcam as cenas finais do filme, ao ritmo distante da locomotiva e do gramofone. "You see, once upon a time we loved each other -- we parted, and I threw my life away, because I didn't care to bargain for love with words. I haven't changed since then, and neither has he."

Na memória, o chiaroscuro e as palavras sussurradas de Shanghai Lily...

"Shanghai Express" foi o #1 da bilheteira norte-americana em 1932 (durante a Primeira Grande Depressão) e recebeu nomeações para os Óscares de Melhor Filme e Melhor Realizador.

Realização de Josef von Sternberg.

- Marlene Dietrich - Shanghai Lily, aka Magdalen;
- Anna May Wong - Hui Fei, a cortesã chinesa;
- Emile Chautard - Major Lenard, o militar francês;
- Eugene Pallette - Sam Salt, o jogador;
- Clive Brook - Capitão Donald 'Doc' Harvey;
- Gustav von Seyffertitz - Eric Baum, o traficante de ópio;
- Warner Oland - Mr. Henry Chang, o misterioso euro-asiático;
- Lawrence Grant - Mr. Carmichael, o missionário;
- Louise Closser Hale - Mrs. Haggerty, a proprietária da pensão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei imenso deste filme. Merecidamente recebeu o prémio de melhor fotografia.
A.R.