Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Luxuosamente gold


Em contraste absoluto com Zeebop by the sea, o restaurante sugerido pelo Luís Barata, que fica em Salcette, Goa, a dupla Dolce & Gabbana abriu recentemente em Milão o Gold, sem dúvida um dos restaurantes mais sofisticados do planeta.
A decoração é um hino à década de 70 com o dourado a dominar do chão ao tecto. Dito assim pode parecer excessivo, mas a mestria do arquitecto (difícil de descobrir que é) conseguiu um ambiente luxuosamente moderno e até equilibrado para o conceito, dada a pureza de linhas. No piso térreo existe um bar e um bistrô, sendo que a parte mais formal funciona no andar de cima só para jantares. As cadeiras Brno do Mies van der Rohe, o espelho dos tampos das mesas, as paredes em pedra e as persianas também espelhadas fazem lembrar a versão contemporânea do Salão dos Espelhos, de Versailles. Gastronomicamente falando, D&G resolveram apostar na cozinha mediterrânica sem grandes invenções mas ao que parece muitíssimo bem conseguida e em que as doses não são minimalistas como se poderia pensar num restaurante deste género. O serviço é atencioso sem ser pertencioso nem dado a servilismos. Para os health fanatics (expressão utilizada pelos próprios criadores) existe um cardápio concebido pelas modelos Gisele e Naomi. Da ementa passo a subscrever a sugestão de alguém que fala com conhecimento de causa: Rissoto com funcho e martini; Carpaccio de atum com ruibarbo e pequenos gomos de laranja sanguínea e toranja. E para terminar em grande estilo, uma cassata siciliana.
O Restaurante Gold fica na Via Carlo Poerio 2/A, a escassos 50 m do Scala de Milão.

8 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Deve ser engraçado, mas prefiro gastar o dinheiro doutro modo.

Anónimo disse...

MLV,
Gosto das cadeiras de Mies van der Rohe, adoro designer de mobiliário, de jóias, em suma, gosto de arts and crafts.
O Gold é demasiado "dourado" para o meu gosto embora, aprecie luminosidade.
O carpaccio de atum com ruibarbo e pequenos gomos de laranja sanguínea e toranja com o toque final da cassata, não é de desprezar.
Prefiro, no entanto, o ambiente das nossas pousadas, têm mais requinte. Não concorda?
A.R.
P.S. Gostei de ficar a saber.

Anónimo disse...

Voltei só para dizer que acho demasiado artificial.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Há uns amigos aqui do blogue que de vez em quando vão a Milão. Fico à espera do parecer deles.

Anónimo disse...

Bom dia, A.R.
Aprecio bastante os ambientes das nossas pousadas mas de vez em quando acho que um pouco de lifestyle também não faz mal nenhum. Estimula o nosso lado mais mundano. Não concorda?

Anónimo disse...

Concordo. Mas deve ser muito caro e preciso de escolher para poder ussufruir, neste caso, Milão.
Obrigada pelas suas informações, sempre diferentes.
A.R.

Anónimo disse...

É UMA BOA OPÇÃO PARA ESTES TEMPOS DESAFOGADOS...
GASTAM NUMA REFEIÇÃO O QUIVALENTE A UM SALÁRIO MÍNIMO.

Anónimo disse...

Não contem comigo para tal experiência. Pertenço ao grupo de Miss Tolstoi e do último comentador. Também acho um dinheiro muito mal gasto.
E também não me atrai como ambiente - estilo hospitalar-dourado.
M.