Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dia Mundial da Televisão

Quando em 1883 Paul Nipkow transformou uma imagem em numerosos impulsos eléctricos, não imaginava que a sua invenção ia mudar o mundo. O jovem alemão tinha iniciado a pré-história da televisão. As primeiras transmissões de imagens à distância foram conseguidas pelo inglês John L. Baird em 1920 (na imagem, Baird Televisor, modelo de 1928). As suas experiências foram melhoradas quatro anos depois. Entretanto, em 1923, Vlademir K. Zworykin, um russo-americano, havia dado o passo seguinte ao inventar o iconoscópio. As primeiras emissões televisivas regulares iniciaram-se na Alemanha em 1935 e os americanos começaram as transmissões a cores em 1954. Em Portugal a “caixa que mudou o mundo” foi inaugurada há pouco mais de meio século com a criação da RTP 1, a 15 de Dezembro de 1955. As emissões experimentais começaram a ir para o ar em 1956, nos estúdios da Feira Popular, em Lisboa e, um ano depois, as emissões regulares. Durante os anos seguintes na década de 60 a televisão condiciona os hábitos dos portugueses que organizam a sua vida caseira em redor da programação da televisão. Na década seguinte nascia a RTP 2. Em Outubro de 1992 a SIC – o primeiro canal de televisão privado. Um depois foi a vez da TVI.
Em Portugal, além dos dois canais públicos e dois privados existem os canais de televisão que nasceram em exclusivo para serem transmitidos pela Internet, em banda larga.
Foi em 1996 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de Novembro Dia Mundial da Televisão, tendo comemorndo a data com a realização do Fórum Mundial sobre Televisão.

2 comentários:

Anónimo disse...

"A caixa que mudou o mundo", a televisão é realmente fantástica. Hoje, embora, com a concorrência da net, ainda tem a primazia.
É fantástico o móvel que apresenta na imagem.
A.R.

LUIS BARATA disse...

E parece que os portugueses cada vez passam mais horas em frente dela.