Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de novembro de 2008

Os Corleone em edição de luxo

A Taschen acaba de lançar uma edição de Arte intitulada "The Godfather family album" dedicada à trilogia de "O Padrinho". O livro contém 444 páginas repletas de imagens (a cores e preto e branco) até agora inéditas captadas pela lente de Steve Schapiro. Tudo começou quando em 1972 a revista Life enviou o fotógrafo ao local de rodagem do filme para fazer uma reportagem. Mais tarde Schapiro viria a acompanhar as filmagens da segunda e terceira sagas da história desta família em 1974 e 1990, respectivamente.
Limitada a 200 exemplares, devidamente numerados e assinados pelo autor, esta edição inclui ainda uma fotografia original, que no caso dos primeiros 100 livros corresponde a "Don Vito Corleone: A Man of Reason" (Marlon Brando); do exemplar número 101 ao 200, "Don Michael Corleone: I know it was you, Fredo. You broke my heart - you broke my heart!" (Al Pacino).
A riqueza das imagens ganha mais brilho com os artigos de Mario Puzo, Nicholas Pileggi, Peter Biskind e Eleanor Coppola, além de entrevistas feitas a Brando, Al Pacino e a F. F. Coppola.
Em suma, é um livro de luxo ao preço de 1.250 euros cada exemplar, mas existe uma versão mais económica a 500 euros.
Steve Schapiro já fotografou mais de duas dezenas de filmes entre eles os clássicos "O Cowboy da Meia-Noite" e "Taxi Driver".

Sem comentários: