Prosimetron

Prosimetron

sábado, 4 de julho de 2009

Lá fora - 42 : Um museu presidencial

Continuamos em França neste roteiro de exposições, que obedece acima de tudo a um critério pessoal: apresento aquelas que eu gostaria de ver, bem como outras que sei serem do agrado dos colegas aqui do blogue e de alguns leitores que conheço pessoalmente. Mas, para não ser sempre Paris, hoje vamos a Sarran, no dep. de Corréze. É em Sarran que está sediado um museu que me interessa sobretudo pelo exemplo que poderá ser seguido por outros homens públicos.
Falo do museu criado pelo ex-presidente francês Jacques Chirac, que alberga uma colecção de 5.000 objectos, dos quais 2.000 livros, objectos que lhe foram oferecidos durante o exercício das suas funções. São também quadros, esculturas, miniaturas e trajes. Desta colecção foram escolhidos 15o objectos mais representativos para formarem a exposição permanente.



Além da exposição permanente, o museu Chirac organiza exposições temporárias, estando patente, o que não surpreende dadas as predilecções de Chirac por Arte Chinesa, uma exposição de cerâmica antiga chinesa. Trata-se de 65 cerâmicas provenientes da mais importante colecção privada de arte chinesa do mundo, pertencente a dois irmãos suiços que se escondem sob o pseudónimo Meiyintang.

Além das exposições, o museu Chirac conta com uma biblioteca de 10.000 volumes, que compreende alguns milhares pertencente à colecção presidencial, outros adquiridos e outros depositados por bibliotecas municipais da região; bem como outros equipamentos ( loja, auditório, etc) .


- Trésors de la collection Meiyintang, Musée du Présidente Jacques Chirac, até 11 de Novembro.

1 comentário:

ana disse...

Parabéns a Chirac.