Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 30 de junho de 2009

Como se previne isto?

Uma das notícias do passado fim-de-semana foi o desmantelamento de uma rede de pedofilia com origem na Suiça, mas que se estendia a 78 países e 2300 computadores. Vi a notícia nas televisões portuguesas, e não fiquei muito surpreendido pois que infelizmente é uma realidade que todos sabemos que existe.
A minha surpresa relacionada com este caso adveio da leitura do artigo que o Público lhe dedicou ontem :
" (... ) A operação iniciou-se em Maio do ano passado depois de um site suiço ter levantado as suspeitas da Interpol. O site dedicava-se ao hip hop, mas permitia, através de códigos especiais, aceder a vídeos pedófilos. Isto,à revelia do dono do site, que foi ilibado pela polícia helvética. (...) "

O sublinhado é meu. Ou seja, existia um site dedicado à música hip hop, e sem o dono do mesmo o saber, o site era usado para difundir conteúdos pedófilos acedendo-se a estes com códigos especiais.Como é que um leigo, e chamo leigo a alguém com conhecimentos de informática apenas na óptica do utilizador, pode prevenir, ou sequer dar conta, de uma coisa destas? É assustador.

3 comentários:

ana disse...

É realmente assustador! Então para quem só sabe utilizar sem conhecimentos profundos, é um terror... e mais não digo.

Jad disse...

Realmente nunca estamos seguros. Na semana passada "alguém", via net, entrou no meu computador e modificou não só o tipo de letra como toda a tecnologia do teclado. Por exemplo quando escrevia João aparecia escrito Jo~~ao, etc. E isto tendo um bom anti-vírus. Se fazem isso podem ter tirado informação.

Anónimo disse...

Tb li. E n sei s adianta mt comprar anti-vírus xpto