Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 30 de junho de 2009

Um retrato sui generis!

Carlos IV de Espanha
Juan Bauzil, Carlos IV de costas, 1818
x
Casa del Príncipe, Escorial
x
Este retrato do pai de D. Carlota Joaquina de Bourbon é bastante curioso até porque foi pintado em 1818.
Mostrar um monarca de costas é no mínimo escandaloso! Terá sido pela sua má governação?
Carlos IV foi rei de Espanha de 1788 a 1808 quando abdicou em favor do filho D. Fernando VII. Têm mais alguma informação sobre este quadro?

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Realmente, não foi um grande rei de Espanha, mas esta estranha figuração de costas tem a ver com a sua condição de exilado.
O quadro foi pintado um mês antes da morte de Carlos IV em Nápoles, e o pintor, Juan Bauzil, quis representar o desgosto do rei em ter sido obrigado a exilar-se, virando as costas a Espanha, às suas colecções e aos seus palácios.
Acho que não conheço outro caso de um monarca assim retratado.

ana disse...

Faz sentido.
Tem graça mas, quanto a mim, assim não mostra o desgosto...e ele teve uma oportunidade dada por Napoleão e não se mostrou à altura.
O quadro é realmente uma preciosidade, também não conheço outro assim.

Miss Tolstoi disse...

Parece-me um pouco inchado.

Anónimo disse...

Uma oportunidade dada por Napoleão?! Bem, é uma maneira de ver as coisas, mas não sei se os espanhóis partilham dessa sua perspectiva.

ana disse...

Só hoje vi o seu comentário anónimo e venho acrescentar que, naturalmente Napoleão apoiou-o a reaver o trono (de seu filho D.Fernando VII) porque possivelmente era mais fácil, de o retirar, como viria a acontecer, e entregar a seu irmão José Bonaparte.