Prosimetron

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terça-feira, 20 de outubro de 2009

Inacreditável

Inacreditável

Composição de um aluno de 9ºano

"O Pipol e a Escola"

Se não entenderem à 1ª tentem uma 2ª vez!!!!!!!!

Geração Phonix e Zonix + vodafnix + Uzix + Tmnix

(Texto verídico retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa,
realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola Secundária das Caldas da
Rainha (para ler, estarrecer e reflectir...!!!)
)

Era hilariante, não fosse tratar-se de um aluno Português a escrever
na sua língua materna....

REDAXÃO

'O PIPOL E A ESCOLA'

Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem
Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver
q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente
motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto
Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem
um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?

E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os
Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas
q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.

Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos
profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os
jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a
sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é
q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é
livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço
de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de
xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar
um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?

Chegou por e-mail. Obrigado António PL.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se acredite.
Mas entendemos, não foi?
Lá o «quelima de trásosmontes [ser] munto
Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme?», isso é que...
M.

Margarida Elias disse...

Inacreditável e triste... E muito preocupante. Já dei aulas (muito contrariada porque não era essa a minha ambição) e mesmo nos piores momentos não vi nada assim.

Anónimo disse...

Aqui há uns anos (3,4?)li que o adolescente americano médio tinha um vocabulário mental de apenas pouco mais de 50 palavras. A globalização também aqui chega...
Qualquer dia,estamos todos a grunhir,grasnar e crocitar...
Alberto Soares

João Soares disse...

Parece-me um exagero deliberado do aluno -- aliás, a transcrição de M. é muito bem apanhada, dado que cada exemplo apresenta erros de cada uma das ciências em estudo (sendo que palavras mais complexas como 'espongiforme' ou 'estrofes' estão bem redigidas, e a 'paleolitico' apenas falta o acento). Fica-me a dúvida se era para ter graça, para escapar ao teste ou para ver as reacções.

Miss Tolstoi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Tolstoi disse...

Pipol!, entendido.
Alberto Soares: mas sem saber o significado de tais palavras.
Que os ingleses "médios" também escrevem com imensos erros, sei. Que os italianos, há anos, entraram em "depressão" depois de um inquérito revelar que uma grande parte da população não sabia quem era Leonardo da Vinci, também sei. Mas essa sobre o americano médio...