Prosimetron

Prosimetron

domingo, 18 de outubro de 2009

PARAÍSO : 4 - O café Benguela

Os enormes televisores do Café Benguela estão permanentemente sintonizados na Sport TV. Melhor dizendo, um na Sport TV1 e o outro na Sport TV2.
O Sr.Fontes e a D.Júlia saíram de Angola, como constantemente repetem, " com uma mão à frente e outra atrás " , o que não os impediu de serem actualmente os proprietários do melhor e maior café do bairro de S.Filomena e de terem construído "uma bela casa lá na terrinha " como também gostam de repetir.
Pragmaticamente, como muitos outros "retornados", e dadas as alterações étnicas do bairro na última década, são já mais moderados a falar da "pretalhada". Como costuma dizer a D.Júlia, " o que interessa é que paguem a conta ".
Na mesa mais recuada da porta, Pedro e Quim conversam. Alheados das conversas sobre Jesualdo, Ronaldo ou dos comentários sobre as irmãs deste. Indiferentes também a alguns crónicos beneficiários do rendimento social de inserção que folheiam a Caras ou o Record e que pedem o jantar à D.Júlia: " Uma meia de leite e uma tosta mista ". Nalgumas mesas estão crianças que deveriam estar já na cama ou a serem deitadas.
Através de um dos enormes vidros, algumas cabeças espreitam o carro-patrulha da PSP, infalível na hora a que passa no bairro.
Quim levanta-se e sai do café, telemóvel na mão. Volta cinco minutos depois para junto de Pedro.
- Os gajos disseram para a gente lá ir mas já.
Saem do café, seguidos pelos olhos dos mais atentos frequentadores do estabelecimento. Todos conhecem o "Quim da BM " e qual o seu ramo de actividade.
Uma hora depois, chegam à Ericeira. Não à vila propriamente dita, mas a uma das localidades que a rodeiam. Uma placa dá o nome à aparentemente abandonada moradia: "Vivenda Sonho dos Nossos Filhos". Outra placa indica que é preciso recear os cães. E estes logo aparecem com a aproximação de Quim e Pedro. Dois enormes doberman pretos, silenciosos mas de olhos fixos nos dois visitantes.
Pedro vai conhecer a "malta".

5 comentários:

ana disse...

Olá Luís,
O Paraíso são crónicas escritas por si?
Acho graça a esta análise social.
Ana

LUIS BARATA disse...

Claro que são textos meus, senão já teria indicado o autor! Eu não sou de plágios :), e há uma testemunha que mos viu escrever furiosamente em quartos de hotel e viagens de autocarro.
É um exercício de ficção, suscitado por pessoas com quem me cruzei recentemente. Espero que goste.

ana disse...

Bom, nunca pensei que plagiasse :).
A primeira vez, esqueci-me de perguntar, pensei que poderia ter-se esquecido.
Hoje, resolvi perguntar.
Gostei.

Anónimo disse...

Este folhetim promete.
Ontem vimos uma cena digna de figurar neste folhetim, só que situada em Xabregas,
M.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Estamos todos com curiosidade!