Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Contrato

Ernesto Canto da Maia, (Pormenor) Adão e Eva, Museu do Chiado



CONTRATO

Se estiveres contente, dou-te uma maçã;
se tiveres medo, torço a tua mão;
e se me deixares, quero apertar-te,
sem te fazer mal, contra o coração.

Se eu estiver contente, dás-me uma maçã?
se eu estiver com medo, torce a minha mão.
E se tuquiseres, podes apertar-me,
sem me fazer mal, contra o coração.

Isto é um contrato, só com dois se faz:
venho oferecer-to com desesperada
calma, sendo incerto que estes nossos jogos
possam dos amantes expulsar demónios.

Gastão Cruz, in A alma não é Pequena, Vila Nova Famalicão: Centro Atlântico, p. 93

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

É curioso como também tenho umas "maçãs" para dar.

Miss Tolstoi disse...

E se trocassem de maçãs?

Agente disse...

Ó menina, anunciar no Diário de Notícias ou no Correio da Manhã é mais eficiente. Se precisar de um agente... ao dispor.

ana disse...

Ao Agente,
Não sei como pô-lo em contacto com Gastão Cruz... Perdi-lhe o rasto!

LUIS BARATA disse...

Só agora reparei no "Agente" maroto, mas a Ana esteve à altura dele.