Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Citações - 51 : Vasco sobre Sócrates


" (...) Sócrates supõe que é vítima de uma ignóbil tentativa de " assassinato político", mas não compreende que ele próprio a provocou. Governar pela propaganda e para a propaganda acaba, tarde ou cedo, mal.
Em minoria, Sócrates não pode materialmente persistir na política que o levou ao desastre. Já recuou em matérias que há seis meses considerava intocáveis: na agricultura, na saúde, na avaliação dos professores. Fingiu que era por bom senso e vontade dele. Era por fraqueza. E, como não enganou a oposição, irá rapidamente passar da fuga à debandada ou à paralisia. Do Bloco ao CDS, o Parlamento não o estima, nem respeita e tem um objectivo principal: que ele saia de cena, mesmo a favor de outro PS. Verdade que discutir Armando Vara enquanto a bancarrota se aproxima raia a loucura. Só que no estado a que as coisas chegaram, nada se resolverá com Sócrates. A realidade é esta. "


-
Vasco Pulido Valente, O problema é Sócrates, no Público de ontem.


O problema, mesmo para o PS, começa mesmo a ser José Sócrates como tão lucidamente escreve Vasco Pulido Valente. Não sei se o Eng. Sócrates é culpado de tudo ou inocente de tudo, já que é assim que muitos comentadores e rivais políticos parecem querer vê-lo mas a verdade é que há muito tempo, se é que alguma vez aconteceu, não se via um político português envolvido em tantos casos duvidosos e com tão incómodas amizades ( Vara, António José Morais, os primos etc ).
Mesmo na tolerante política portuguesa, tem de haver um limite para as "coincidências". Lá chegaremos, e em breve parece-me.

Sem comentários: