Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Eclóga VII. Camões!

Perugino (Pietro di Cristoforo Vannucci, 1450-1523), Apolo e Marsias

Óleo sobre madeira, Louvre, Paris, França.
x
A pintura de Perugino, Apolo e Marsias mostra a oposição milenar entre os instrumentos de sopro e os instrumentos de corda. Camões focou esta oposição na Écloga VII, dita dos Faunos. A flauta dá o lugar à lira.
x
Versos 16/24 da Écloga VII de Camões, dita dos Faunos e dirigida a D. António de Noronha

Vedes que altas Musas do Parnaso
cantando vos estão na doce lira,
tomando-me das mãos tão alto caso.
Vedes o louro Apolo, que me tira
do louvor vossa estirpe, e escurece
o que em vosso louvor meu canto aspira.
Ou por me haver enveja me falece,
ou por não ver soar na frauta ruda
o que a sonora cítara merece.

Camões, in Vasco Graça Moura, Camões e a Divina Proporção, Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1994, p. 171

Sem comentários: