Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

João da Mota Prego




O engenheiro agrónomo João da Mota Prego escreveu alguns livros romanceados para a Biblioteca dos Meus Filhos, dirigidos aos mais novos e tratando da vida agrícola, da pecuária e temas afins: O pomar do Adrião, A leitaria da Rosalina, A lagoa de Donim: piscicultura, A quinta do diabo: avicultura, O padre Roque: apicultura, A horta do Tomé, Os netos do Nicolau: sericultura.

Depois de um post do Luís.

13 comentários:

APS disse...

Vimaranense ilustre de antiga Família (creio que há notícia dela desde D.João III),que no meio teve um poeta que fundou a Academia Vimaranense (sec.XVIII) e que vai ter largo futuro (porque há muita
descendência).Até eu tenho um primo
(por afinidade)Mota Prego.
Fico sempre satisfeito quando Guimarães vem à baila.
Obrigado,MR.

Anónimo disse...

Mota Prego que tinha uma associação chamada, salvo erro, "Árvore"? ou qualquer coisa parecida. Conheci quando visitei Guimarães pela priemeira vez, nos idos dos anos setenta.
J

MR disse...

Não sabia que era de Guimarães, mas suspeitei porque encontrei várias referências a um Largo João da Mota Prego, em Guimarães.

APS disse...

Para J.: "Árvore" só tenho ideia no
Porto. Em Guimarães há e havia o "Convívio".Tentarei saber mais, em breve,e informar.
Para MR: O Largo que refere é interessante e tem uma casa das "rótulas" muito original.
A família Mota Prego era inicialmente Carvalho, e o donatário de Negrelos e Abadim, de nome Tadeu Luís António Lopes da Fonseca de Carvalho e Camões ("passa depressa,/´João!"- O'Neill)
foi o fundador da Academia Vimaranense (cca. 1720). Há um livro,em 2 volumes:"Guimarães Agradecida..." dessa Academia que dava pano para mangas... E o comentário já vai do tamanho da légua da Póvoa...Bom Dia!

APS disse...

Aditamento para J.:Há realmente uma escola de Artes Decorativas,
em Guimarães,ligada à Coop.Árvore do Porto, que é a E.S.A.P..

Para MR.: o Eng.Agr.Mota Prego foi casado com Virgínia de Castro (escritora,suponho) em primeiras
núpcias.Entre eles aconteceu o 1º
divórcio em Portugal - informação
fornecida pelo meu Primo (por afin.)e que é sobrinho bisneto de
J.da M.P..

MR disse...

Não foi com a Virgínia de Castro e Almeida? Sabia que se tinham divorciado, mas não sabia que tinha sido o primeiro divórcio em Portugal. Então, fiz uma grande confusão, ao confundir Virgínia de Castro com Virgínia de Castro e Almeida, pelo que peço desculpa.

MR disse...

Entretanto fui à GeneAll
(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=252633), o que podem ver, se quiserem. A data de nascimento de JMP neste site é 1859. Tirei 1844 da BNP. Terei de ver outras fontes para ver qual é a certa. Quando chegar a uma conclusão, emendarei (ou não) o título deste post.
Obrigada!

APS disse...

De momento, não lhe consigo desfazer a dúvida. Mas tentarei logo que possa.

MR disse...

Obrigada.

MR disse...

Obrigada,
MR

José M. M. Santos disse...

Conheci durante muitos anos um dos filhos de João da Motta prego, o D. Luis de Castro e almeida, que na altura não tinha já irmãos vivos nem descendentes. Foi ele que me ofereceu o livro A QUINTA DO DIABO pois andámos (ele e eu) a chocar ovos de pata numa chocadeira para colocar no fosso do castelo, onde ele vivia, em Vila Nova de Milfontes, ele era um grande interessado pela natureza e eu também. Eu era uma criança, nessa altura.

Ainda hoje leio os livros de João da Motta Prego. Acho-os muito divertidos. Cândidos, devido à época em que foram escritos. Mas um grande legado que nos foi deixado...

Unknown disse...

Boa tarde, encontrei este blog e esta publicação no decurso de uma pesquisa sobre Virgínia de Castro e Almeida. Estou a realizar um doutoramento em que Virgínia de Castro e Almeida é um dos meus estudos de caso (primeira mulher guionista portuguesa de que se tem conhecimento). Muito me interessaria então saber mais sobre o seu casamento, divórcio, viagens, trabalho... Se alguém aqui souber de algum parente vivo que me possa dar informação ou se tiverem alguma informação sobre Virgínia de Castro e Almeida ou ainda indicação de onde poderei encontrar registos sobre ela, agradecia imenso.

Muito obrigada!

MR disse...

Acho que havia uns descendentes que eram proprietários do Forte de Milfontes. E parece-me que havia uns familiares em Guimarães.
Bom dia!