Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Desenho de um Marquês


Um dos mais raros livros de Adolfo Rocha [futuro Miguel Torga], Ansiedade, publicado em Coimbra, Imprensa Académica, 1928 ( e que foi o primeiro livro que publicou) teve uma capa desenhada por um futuro Marquês, na época estudante de 28 anos...
Não vou já escrever quem foi o autor da capa... fica para desafio. Depois completo este post.


P.P. 18:55
A capa está assinada "D. Diogo Reriz". Trata-se de Diogo Francisco de Almeida Azevedo e Vasconcelos (1900-1964), único filho varão do 2.º Marquês de Reriz.
Não conheço outra obra do mesmo Marquês. Seria interessante encontrar mais obra, dada a boa qualidade do desenho.

9 comentários:

ana disse...

Gostava de ter este livro. A ilustração é fantástica... mas não estou a ver de quem é...

Jad disse...

Vai estar à venda no leilão que "Otium Cum Dignitate" realiza nos dias 24 e 25, em Lisboa. Este no dia 25.

ana disse...

Pois é, amanhã estou em Lisboa mas em trabalho.
Se calhar pedem uma fortuna por ele... Ficarei a saber quanto custou se Jad for ao leilão.
boas compras.

LUIS BARATA disse...

Apenas tive tempo para consultar o Anuário da Nobreza de Portugal e, pelo menos em termos cronológicos, o meu candidato seria o 7º marquês de Alegrete- Fernando Telles da Silva. Mas não faço ideia se este sabia desenhar ou sequer se estudou em Coimbra.

LUIS BARATA disse...

Ando a precisar de óculos: Reparei agora que há uma assinatura- Diogo qualquer coisa?
Não me parece pois viável o "meu candidato" do Alegrete. :)
Se tiver tempo, vou procurar uma lupa que tenho guardada em qualquer lado.

LUIS BARATA disse...

Não foi precisa lupa, bastou o zoom. Será o Diogo Almeida e Vasconcelos ( Reriz)? Nascido em 1900, seria cronologicamente um bom candidato. Nada sei sobre ele, nem tenho a certeza de ter sido marquês de Reriz ( o 3º? ), mas é o meu candidato.

Jad disse...

É na verdade "D. Diogo de Reriz" (tal qual como assina no desenho), 3.º marquês de Reriz (alvará do Conselho da Nobreza, em nome de D. Duarte Nuno de Bragança, de 20-III-1949). Formou-se em Direito, em Coimbra, mas parece que nunca exerceu. Viveu das rendas (proprietário). Nasceu em 1900 e morreu em 1964.
O desenho é muito bonito. Não sei se fez carreira artística!

ana disse...

O desenho é verdadeiramente bonito!

Luís, também tenho vindo a verificar que preciso de óculos, mas lembra bem: podemos ampliar o desenho, por vezes esqueço-me dessa possibilidade.

Cristina Machado disse...

Tenho em minha posse o álbum dos Quartanistas de Direito da Universidade de Coimbra do ano de 1928. Curiosamente a capa foi desenhada por D. Diogo Reriz. Se tiver interesse, posso enviar uma cópia, a ilustração é magnífica