Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Quotidianos - 27

Alguns quadros de Vincenzo Campi (1536-1591), lembrando um bom amigo que era um óptimo cozinheiro.


Marta na cozinha
Óleo sobre tela
Moden, Galleria Estense



Os Negociantes de Peixe
Óleo sobre tela, c. 1580


Vendedeira de Fruta
Óleo sobre tela, c. 1580
Milão, Pinacoteca di Brera



Cozinha
Óleo sobre tela, c. 1580
Milão, Pinacoteca di Brera



Vendedores de galinhas
Óleo sobre tela, c. 1580
Milão, Pinacoteca di Brera


Saudades do João Pedro e das suas comidas.

7 comentários:

Jad disse...

E a comida histórica era maravilhosa e com todo o rigor!

Anónimo disse...

Um pouco adaptada ao nosso paladar. E isso era maravilhoso porque se seguisse exactamente a receita, não a conseguiríamos comer, com tanta especiaria, tanto açúcar, tanto mel, etc.
Saudades!
M.

Aguiavoadora disse...

Descobri esta riqueza quandopesquisava imagens de galinhas em óleo sobre tela.Nunca ovirafalar de Vicenzo Campi.suas telassão um banho gostoso de História. depois deste fui atrásde outros e descobri muita coisa. Agradeço e visito sempre. Grande abraço. Graça

Aguiavoadora disse...

O quadro "Marta na Cozinha" tem uma intensão religiosa.Recomendei estas cenas para uma amiga e ela me disse que eram profanas.Olhou daqui do século XXI.Olhou sem pensar.Amei esse diário.Por causa dele fui pesquisar sobre a família Campi de Cremona, na Lombardia, norte da Itália.O(A,As,Os)a autor(es) deste blog está(ão) de parabéns.

Aguiavoadora disse...

Vicenzo de Campi investia muito na sensação das pessoas perante o alimento. Este tinha grande importância as cozinhas eram verdadderos laboratórios onde se testava coisas diferentes sabores novos, combinações de sabores já conhecidos e as questões sociais estã bem nitidas nestes quadros.Muito forte em "Riccota" obra atribuída ao artista em consideração. Ele é um tesouro.

Aguiavoadora disse...

Outro quadro que diz muito é vendedores de peixe.

Aguiavoadora disse...

Os quadros de Vicenzo Campi revelam também questões sociais é ´possivel sentir isto em Riccota. Duas pessoas estão comendo com gosto e exagêro. duas, provavelmente visitantes do cozinheiros ou patrões destes que comem, apenas pousam para artista provavelmente.É muito interessante com ele investe nas expressões de sentimentos dasrpessoas em relação a comida.