Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal 2009 - 22

O Natal madeirense tem as suas particularidades, tanto na gastronomia como nos rituais associados. Uma das peculiaridades é a lapinha, o nome que na Madeira se dá ao presépio, e cada família usa a sua criatividade para criar a lapinha mais atractiva. Diz o Elucidário Madeirense que a palavra derivará de lapa, rocha, por analogia com a gruta do nascimento de Cristo.
Aqui fica um cântico associado à lapinha:

Visitação das Lapinhas ( Versão de Machico )

Vilão: Eu venho da serra, de longe, cansado;
Por vê-lo Menino, deixei meu gado.

Preto: Também ió deixei tudo o que já tinha,
Só por vir agora ver esta lapinha.

Vilão: Eu venho da serra, de além do penedo,
Com meu machetinho, folgar no folguedo.

Preto: Ó bruto do campo, olha a fidalguia,
Quem vem à cidade trajando serguia!

Vilão: Sou branco de raça, geração limpinha;
Vinde vê-lo Deus nado, que está na lapinha.

Preto: Tu diz vem ver Deus nado lo Deus na lapinha?
Tu vem pra comer bom bacalhau, sardinha...

Vilão: Cal'a, mau preto! tu me pagarás;
No ano que vem, tu não falarás.

( Arrematam cantando )

Meu Menino Deus, do meu coração,
Amar-vos, sim, sim! deixar-vos, não, não!

( Este cântico certamente muito antigo e muito "políticamente incorrecto" consta da obra Natal-Do Minho ao Algarve, Açores e Madeira, Planeta Editora, 2ªedição, Outubro de 2007 ).

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito giro!
M.

ana disse...

Achei graça!

Miss Tolstoi disse...

"Lapinha" muito engraçada. Ou será engraçado?