Prosimetron

Prosimetron

domingo, 20 de dezembro de 2009

JARDIM DA EUROPA À BEIRA-MAR PLANTADO

X
"Meu Portugal, meu berço de inocente,
lisa estrada por onde andei,
débil infante, variado jardim do adolescente,
meu laranjal em flor sempre odorante,
minha tarde de amor, meu dia ardente,
minha noute de estrêlas rutilante,
meu vergado pomar de um rico outono,
sê meu berço final no último sono!

Costumei-me a saber os teus segredos
desde que soube amar; e amei-os tanto!...
Sonhava as noutes de teus dias ledos,
afogado, de enlêvo, em riso e em pranto.
Quis dar-te hinos de amor; débeis os dedos
não sabiam soltar da lira o canto,
mas ... amar-te o esplendor de imenso brilho
- eu tinha coração e era teu filho!...

JARDIM DA EUROPA À BEIRA-MAR PLANTADO
de louros e de acácias olorosas,
de fontes e de arroios serpeado,
rasgado por torrentes alterosas,
onde num cêrro erguido e requeimado
se casam em festões jasmins e rosas;
balsa virente de eternal magia,
onde as aves gorgeiam noute e dia!

O que te desdenhar, mente sem brio
ou nunca viu teus prados e teus montes
ou nunca, ao pôr do sol de ameno estio,
viu franjas de ouro e rosa os horizontes,
ondas de azul e prata em ada rio,
as perlas e os rubis de tuas fontes,
nem de teus anjos - térreo paraíso -
sentiu o magnetismo num sorriso.

Pátria! Filha do sol e das primaveras,
rica dona de messes e pomares,
recorda ao mundo ingrato as priscas eras
em que tu lhe ensinaste a erguer altares.
Mostra-lhe os esqueletos das galeras
que foram descobrir mundos e mares ...
Se alguém desprezar teu manto pobre
,
ri-te do fátuo que se julga nobre! "

Tomás Ribeiro, D. Jaime, Porto, Ed. da Livraria Moré, 1874, pág. 3

1 comentário:

ana disse...

"D. Jaime ou a dominação de Castela" foi publicado em 1862.

Bibliografia sobre o autor:
- Maria Filomena Mónica (coordenadora), Dicionário Biográfico Parlamentar (1834-1910), volume II, pp. 157-161, Assembleia da República, Lisboa, 2005.
- Albino Forjaz de Sampaio, "Tomás Ribeiro: a sua vida e a sua obra", Diário de Notícias, Lisboa, 1931.
- In Memoriam: Tomás Ribeiro, Instituto Etnológico da Beira, Viseu, 1924.
- José Miguel Ribeiro Lume, "A cultura literária em Goa como referência da herança cultural portuguesa na Índia".
-Luís Forjaz Trigueiros, «Tomás Ribeiro e a "Mala da Europa"», Academia das Ciências de Lisboa, Lisboa, 1982.