Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cartas de jogar: um Museu.





Um simpático mail recebido recordou-me o Museu Fournier de Naipes que visitei há cinco anos, instalado numa casa quinhentista do centro histórico de Vitória (ou Gasteiz), fruto de louvável cooperação entre a iniciativa privada (http://www.nhfournier.es/empresa.php) e o apoio público (http://www.euskonews.com/0405zbk/gaia40507es.html).


Depois da visita, seguindo pela mesma rua e a uns 300 metros, recomenda-se, por tudo, a experiência gastronómica do El Portalón (http://www.restauranteelportalon.com/).


8 comentários:

LUIS BARATA disse...

Desconhecia e interessa-me, ou não fosse eu coleccionador de baralhos de cartas, ainda que modesto.

Miss Tolstoi disse...

Deve ser bem interessante.

Anónimo disse...

Deve ser bem giro. Também desconhecia.
Aos anos que não vou a Vitória...
Segundo me disseram, encontram-se na literatura espanhola algumas das referências mais antigas a cartas de jogar.
M.

JP disse...

LB, pois, desconhecia esse teu hobby! A família Fournier tinha gostos ecléticos, já que para além das cartas (actividade económica familiar), esteve também na base da criação do Museu Militar (com óbvio destaque para a batalha contra as forças napoleónicas) de Vitoria.

LUIS BARATA disse...

JP:Pensava que conhecias a minha colecção de baralhos "reais"! Fica para a próxima visita à Alameda.

E também tenho uma de baralhos de Tarot, as mais enigmáticas cartas de todas.

APS disse...

Gostei e agradeço.

ana disse...

Gostei do post e das cartas que são lindas.

Luís, que colecção tão gira!
:)

Fernanda Frazão disse...

Vamos fundar em breve a «Associação Portuguesa de Cartas de Jogar». Em Outubro deste ano teremos, em Lisboa,cerca de 120 dos maiores collecionadores e investigadores do mundo das cartas e estão programados vários eventos.
Contactem, por favor. Todos fazem falta.