Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Um passeio ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha!

Mosteiro de Santa Clara: "as duas fundações"
x
A criação do Mosteiro de Santa Clara nasceu primeiro, da vontade de D. Mor Dias que lhe valeu algumas controvérsias com os cónegos de Santa Cruz, e mais tarde da vontade da Rainha D. Isabel de Aragão. x
xx
Mosteiro Santa Clara -a-Velha após as obras de recuperação

D. Mor recolhera-se em S. João das Donas, no convento feminino de Santa Cruz de Coimbra, em 1250. Porém, cada vez mais próxima dos ideais franciscanos decidira fundar um mosteiro dedicado a jesus Cristo, à Virgem, a Santa Isabel da Hungria e a Santa Clara. A escolha do local para a Ordem de Santa Clara foi a margem esquerda do rio Mondego, próximo do Convento de Santa Ana, onde era prioresa a irmã de D. Mor Dias. Os bens desta nobre estavam sob os cuidados dos Cónegos Agostinhos que viram nesta atitude a sua perda e chegaram a excomungá-la (1292).
A licença de construção foi passada a 13 de Abril de 1283. As contendas com os Crúzios determinaram alguns momentos conturbados na vida do mosteiro, chegando a intervir os reis D. Dinis e D. Isabel de Aragão. A Rainha passou a ser sua conservadora e protectora em 1307, tentou estabelecer a paz com o prior de Santa Cruz mas acabou por dividir os bens de D. Mor entre os fanciscanos e os crúzios e fechou o mosteiro. Acabava assim, o primeiro capítulo da história do Mosteiro de Santa Clara.
x

Todavia, a rainha D. Isabel resolveu continuar o projecto de D. Mor Dias, por isso, pediu ao Papa autorização para fundar uma Ordem de Santa Clara, em Coimbra. Adquiriu algumas propriedades confinantes com o terreno onde D. Mor havia erguido o seu mosteiro para erguer um novo edifício. Sucederam-se mais controvérsias e negociações que não abordarei. D. Isabel obteve licença em 1314 para fundar a ordem. Em 1318, D. Dinis toma sob sua protecção o mosteiro. Após a morte de D. Dinis, em 1325, a Rainha vestiu o hábito de Santa Clara, então, o mosteiro tornou-se a casa de profissão e recolhimento da nobreza. As cheias do Mondego invadiram, o edifício, em 1331; D. Isabel mandou construir um andar sobrelevado. Após a morte de D. Isabel o mosteiro ganhou fama. No entanto, em 1647, devido às cheias do rio, D. João IV assina o Alvará para as clarissas mudarem para o novo mosteiro, no Monte da Esperança.


O museu divide-se em três espaços: o museu propriamente dito com espólio do mosteiro; uma sala onde passa um filme com a história do edifício e da Ordem e, finalmente, uma sala com o tema: o mosteiro e sua convivência com a água, que se resume a uma projecção com imagens das primeiras escavações, das cheias e da vitória do edifício graças à engenharia.
O passeio terminou no café do Museu que é explorado pela Quinta das Lágrimas com o pastel de Santa Clara, um bolo divinal.
x
Este edifício é o do museu, da loja e do café e fica distante do Mosteiro
x
As breves notas sobre o mosteiro foram retiradas da leitura da monografia:

Mosteiro de Santa Clara de Coimbra. Do convento à ruína, da ruína à contemporaneidade, Coimbra: Direcção Regional de Cultura do Centro, 2008. (Coord. Artur Côrte-Real, Coord. científica Lígia Inês Gambini).

4 comentários:

ana disse...

Peço desculpas por me ter alongado. Mesmo assim, fui superficial porque há tanto a dizer!

JP disse...

De todo! Também lá fui no verão passado, uns vinte e cinco anos depois de ter entrado, ao nível do coro alto e no meio de silvas, pela primeira vez.
Foi uma recuperação notável e a articulação com o centro de interpretação está muito bem feita (embora o trajecto entre um e outro seja melhor de fazer no verão...).
O que estará ainda enterrado, a leste e a norte?

APS disse...

Tenho umas fotos interessantes, muito "aquáticas", de 1985...

ana disse...

APS,
Por favor coloque as suas fotos. No núcleo acerca da "Convivência do mosteiro com a água", mostram umas imagens mas não se pode tirar fotografias.
:)

JP,
Estava um dia horrível de chuva mas precisava de fazer aquele passeio de certo modo espiritual. Não encontrei ninguém para fazer umas perguntas mas ainda deve estar muita coisa soterrada.