Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Happy birthday, Tippi


O destino profissional de Tippi Hedren é indissociável de um nome: Alfred Hitchcock. O grande mestre descobriu Nathalie Kay Hedren num spot televisivo em 1961, e nesta bela senhora, nascida em New Ulm (Minnesota) a 19 de Janeiro de 1930, reencontrou a sua musa loira, perdida após o fim de carreira de Grace Kelly. Tippi reunia todos os requisitos que o realizador venerava numa mulher, alicerçados, no caso em apreço, num visual claro e distante, seguramente provenientes das origens escandinavas dos pais.


Inseridas num contrato exclusivo de sete anos com Hitchcock, seguem-se as únicas películas que tornam Hedren conhecida: Os Pássaros (1963) e Marnie (1964) ao lado de Sean Connery. A protagonista encarna o protótipo de elegância feminina no início dos anos 60, as capas das principais revistas internacionais reproduzem o rosto da actriz. Hitchcock cria a imagem da sua "pupila" ao seu gosto.
Todavia, a ascensão rápida sofre um final precoce. Hitchcock termina a colaboração. Segundo a actriz, terá o realizador interferido excessivamente na vida particular de Tippi. Outras fontes suspeitam a tentativa de assédio por parte do sexagenário. Vingança ou não, Hitchcock recusa-se a “libertar” Tippi do compromisso plurianual. E à excepção da sua participação em A Countess from Hong Kong de Charlie Chaplin em 1967, Tippi, indefesa, é afastada do grande écran. Indefesa por não dispor da personalidade forte de uma Ingrid Bergmann, e indefesa por não poder concorrer com a aura de uma Grace Kelly.


Nos anos 80, revimos Tippi Hedren nalgumas produções televisivas e novamente no cinema: de destacar Roar em 1982, realizado pelo seu marido na época, Noel Marshall, juntamente com Melanie Griffith, filha de Hedren e Peter Griffith (primeiro marido).

Tippi Hedren empenha-se, hoje em dia, em causas nobres, entre elas, na protecção de animais. Nunca caiu em esquecimento, apesar do desfecho doloroso da sua cooperação com Hitchcock. Afinal, é ao grande senhor que devemos a imagem que guardamos de Tippi: loira, elegante e distante.

3 comentários:

MR disse...

Parabéns!

ana disse...

A fotografia dela com o "pássaro" de Hitchcock é lindíssima. Gosto dos filmes deste realizador.

Parabéns.

LUIS BARATA disse...

E mais elegante do que a filha, a todos os níveis. Happy Birthday!